Massa de ar polar traz temperaturas negativas para Serra Gaúcha

2015-04-10_190211
A tendência é que as temperatura baixem e pode chegar ao negativo. A madrugada desta terça-feira deve registrar a mínima de 1º negativo. Já na quarta-feira a previsão de registro mínimo é de zero graus, seguindo de 3º na quinta-feira e 7º na sexta

Frio intenso segue até final de semana, com mínima negativa na primeira hora desta terça-feira

A massa de ar polar extremamente forte que começou atingir o Brasil nesta segunda-feira, 17 de julho, fez a temperatura cair na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e também no oeste e sul de Mato Grosso. Bento Gonçalves amanheceu com – 3°C nesta terça-feira,com frio intenso seguindo até este final de semana.
O frio que já atinge todo o Rio Grande do Sul e a Serra, já é considerado um dos mais intensos dos últimos anos.
As mínimas negativas devem ser uma realidade até o meio da semana, pelo menos. O auge das temperaturas baixas, no entanto, será entre segunda e esta terça-feira. De acordo com a Somar, a partir do próximo fim de semana, volta a esquentar novamente no Estado.
Por volta das 10 horas da manhã, a temperatura estava abaixo de 8°C na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, no oeste e sul do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Em São José dos Ausentes, a temperatura era de apenas 1,2°C. Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, estava com 4,4°C. A temperatura caiu 20°C em 24 horas.
Conforme vinha sendo anunciado pelo Climatempo nos últimos dias, várias cidades do Rio Grande do Sul já tiveram nesta segunda-feira, 17, fenômenos como neve e chuva congelada.
As madrugadas de terça e quarta-feira prometem ser extremamente frias. Segundo a Metsul, as mínimas ficam ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. Já na Grande Porto Alegre os termômetros ficam entre -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre 0ºC e 2ºC.

Temperaturas negativas em junho
O Rio Grande do Sul já registrou temperaturas negativas no mês passado. A mínima do dia 20 de junho foi de -4,4°C em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Também fez frio no Norte do estado, com 1,3°C em Passo Fundo; na Fronteira Oeste, com -1,4°C em Quaraí, e na Campanha, com 0,1°C em Bagé. No Sul, a menor marca foi no Chuí, com 1,9°C.
Em Santiago do Chile, uma nevasca de grandes proporções fez a cidade amanhecer toda branca no sábado. Na Argentina, o frio foi tão intenso, que quase metade da cidade de Bariloche ficou sem energia elétrica e o aeroporto teve de cancelar voos. Por lá, já na sexta-feira ocorreu o que está sendo chamado de “nevasca do século”. É essa massa de ar rigorosamente gelado que está chegando ao Rio Grande do Sul, garantem os meteorologistas.
Por aqui, o registro mais recente não chegou perto dessa intensidade. Foi em 9 de junho, quando os turistas animaram-se com uma “chuva congelada” em São José dos Ausentes.
A última grande nevasca ocorreu na noite de 26 de agosto e madrugada de 27 de agosto de 2013, quando o gelo cobriu toda Caxias do Sul e outras cidades da Serra. Em 1994, também houve registro expressivo de neve em Caxias; além de 1965, nevasca histórica que permanece viva na memória de quem tem mais de 50 anos.

Registros em Bento
Metrologia da Embrapa Uva e Vinho registrou a temperatura de 2,5º ao meio dia desta segunda-feira .Apesar de bastante frio, esta não foi a menor temperatura do ano. No dia 20 de junho deste ano, os termômetros da estação metrológica da Embrapa Uva e Vinho registrou os mesmos 2,5º desta segunda-feira ( 17), apesar desta madrugada ter registrado 4 º.
Segundo o responsável pela área de metrologia da Embrapa , Ariel Marconatto, a tendência é que as temperatura baixem e pode chegar ao negativo. Marconatto revela que a madrugada desta terça-feira deve registrar a mínima de 1º negativo. Já na quarta-feira a previsão de registro mínimo é de zero graus, seguindo de 3º na quinta-feira e 7º na sexta.
Segundo Marconatto não vai ser por esta semana que 2017 superará a marca do dia mais frio de 2016, quando em 12 de junho registrou 2,1ºnegativos.
Em julho de 2016 registrou temperaturas mínimas mais baixas 1,4º ,contra os 2,5º registrados ontem.

Frio aumenta busca por atendimento médico na UPA
A mudança brusca de temperatura ocasionou o aumento no número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), segundo o Secretário de Saúde, Diogo Siqueira. “Sempre que se tem mudanças no clima, a população é afetada. É normal que haja o aumento de busca por atendimento”, relata Siqueira.
Ainda, de acordo com o secretário, a estimativa é de que na segunda-feira (17) o total de pacientes atendidos seja de 350, contra 310 de domingo (16). “Da meia-noite até às 17h45 já foram 230 consultas, mas o total deve chegar a 350”, explica, salientando que cresceram os casos de infecções respiratórias.
As viroses são comuns no inverno, porque as pessoas fecham janelas e portas, o que favorece a disseminação de vírus. Ainda, o tempo seco faz com que mais partículas permaneçam suspensas no ar. As doenças atingem principalmente as crianças e os idosos, ou seja, os grupos que têm a imunidade mais baixa. Atualmente, existem recursos que diferenciam os sintomas da gripe, do resfriado e da pneumonia, e cada uma necessita um tipo de tratamento diferente. Por isso, é importante averiguar com um profissional da saúde em caso de dúvida.