Marca gaúcha cria biquíni menstrual

2015-04-10_190211
Valor poderá variar entre R$ 150,00 e R$ 180,00

A marca gaúcha Herself, conhecida por ter criado calcinhas e outras roupas íntimas que absorvem o sangue e dispensam o uso de absorventes, lançou no último dia 13, o biquíni menstrual. As peças contam com tecnologia similar à da calcinha absorvente, mas recebe tratamento de impermeabilidade diferente
Disponível apenas na cor preta, por enquanto, é possível optar por maiô ou o biquíni de duas peças comum. A marca alega que a ideia surgiu através de uma enquete que revelou que 70% das mulheres deixam de ir à praia ou piscina quando estão menstruadas.
Diferentemente das calcinhas, que podem ser usadas por até 12 horas seguidas, os biquínis podem ser usados por até seis horas – e também são laváveis e reutilizáveis. Além disso, ao contrário das calcinhas, cuja camada externa é impermeável, nos biquínis, a última camada passou por um tratamento especial para deixar apenas água passar, retendo o sangue menstrual .
A Herself ainda não anunciou qual será seu preço, mas o valor promocional estipulado pela marca durante a campanha de financiamento coletivo foi de R$ 150 para o biquíni e R$ 180 para o maiô. Os modelos de calcinhas são vendidos de R$ 75,00 a R$ 95,00.
A marca nasceu em 2016, quando as estudantes de Engenharia Química da UFRGS, Raíssa Assmann Kist e Nicole Zagonel, participaram de um edital para projetos de impacto socioambiental. A fundadora conheceu a solução no exterior e decidiu, então, cocriar uma para as brasileiras.
Os biquínis menstruais eram inéditos no Brasil, mas já existem no mercado internacional. A marca australiana Modibodi de “roupa íntima menstrual” lançou em 2017 peças absorventes e busca atender não só o período menstrual, mas outros tipos de “vazamentos”, desde incontinência urinária até seios vazando leite em mulheres que amamentam.