Lugar de mulher é em qualquer lugar que ela queria, ou que abra espaço para brilhar

2015-04-10_190211

Muito se tem escrito ou falado do “espaço” da mulher nos dias de hoje. Tão distante, e tão perto da realidade, dependendo da distância geográfica. Seja neste Brasil, interior ou capital há diferenças abissais no comportamento e entendimento do lugar da mulher. Países retrógrados que ateiam fogo em mulher porque ela “achou” que poderia ter um credo religioso diferente do que os homens mandantes definem é mais comum do que pensamos, Hoje a internet nos aproxima e nos horroriza com estas diferenças. Neste último Oscar, concorreu um filme que discutia o direito de mulheres menstruar (!!!), sim, HOJE!
Hoje em nossas vidas abastadas, assistimos meninas serem abusadas por familiares, mulheres espancadas diariamente e mortas simplesmente porque dizem NÃO.
Poderia-se discorrer infinitas vertentes sobre os direitos das mulheres, de serem ouvidas realmente, de serem respeitadas realmente, de serem mulheres sem que isto seja um demérito. Mas, HOJE, preferimos ser inspiradoras, pois já travamos batalhas diárias pelo nosso espaço, por um olhar verdadeiro, pelo reconhecimento de nossas múltiplas capacidades/habilidades que exercitados todos os dias anonimamente e , mesmo assim conquistamos a cada dia o nosso espaço no sol.
Aqui, meninas (de todas as idades), algumas ideias inspiradoras, de mulheres fantásticas…. sim sempre faltará milhares de citações de mulheres que nos enchem de orgulho e inspiração, mas por hoje estas 16 vão deixar nossos corações transbordantes. Feliz dia da Mulher, para você que é, sim, fantástica! Também deixamos aqui uma sugestão de leitura do Biógrafo de Steve Jobs que lançou livro sobre inovadores e exalta contribuições femininas pouco lembradas pela história oficial : Os Inovadores — Uma Biografia da Revolução Digital, Walter Isaacson, Cia. das Letras.

 

As frases inspiradoras de 15 mulheres de sucesso

A lição que fica é: cada um tem a sua bagagem e caminho, não se compare com ninguém, seja a primeira pessoa (e mais importante) da história que você quer contar.

Não há sucesso sem esforço
“Eu não sonhei com sucesso. Eu trabalhei para ele.”
Estée Lauder
Estée Lauder foi dona de uma das empresas de produtos de beleza mais famosas do mundo. A empresária mostra que o sucesso não é algo que você ganha e pronto. É algo que se consegue apenas com grande esforço e dedicação.

Não se assuste!
“Os meus maiores sucessos chegaram no seguimento de grandes fracassos. “
Barbara Corcoran
O que impede muitas pessoas de sequer tentar, é o medo de fracassar. Barbara Corcoran, milionária norte-americana e investidora no famoso programa de TV Shark Tank: Negociando com Tubarões, revela que o seu sucesso veio após fracassar algumas vezes. Por isso não precisa de ter medo, todo mundo fracassa antes de ser bem sucedido!

Siga o seu plano aos pouquinhos
“Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força.”
Madre Teresa de Calcutá
Esse é talvez o conselho mais difícil de seguir. Madre Teresa de Calcutá ajudou milhares de pessoas ao longo da sua vida. O seu objetivo era conseguir ajuda humanitária em diferentes países mas o seu conselho é começar aos poucos. Se você não pode fazer coisas grandiosas de uma só vez comece aos pouquinhos, passo a passo. Não desanime por estar indo devagar e acredite que você vai chegar lá!

Saia da sua zona de conforto!
“Aprendi a aceitar desafios que nunca pensei fazer antes. Sucesso e conforto não podem coexistir.”
Ginni Rometty
Outra recomendação bem complicada de seguir. Ginni Rometty é presidente da IBM, uma das maiores multinacionais de tecnologia. Para ela, o segredo do sucesso é fazer aquilo que te assusta, sair da sua zona de conforto e enfrentar os desafios que a vida coloca na sua frente.

Enfrente suas inseguranças
“Sempre fiz algo que eu achava que estava pouco preparada para fazer. Quando você tem um momento de incerteza mas persiste, é aí que você consegue avançar.”
Marissa Mayer
Marissa Mayer é a CEO da Yahoo, uma das maiores empresas do mundo. Ela também sugere que você enfrente os seus medos e acredite que você é capaz. A empresária continua dizendo:
Se você ultrapassar aquela sensação de medo, aquele sentimento de estar correndo um risco, coisas verdadeiramente maravilhosas podem acontecer.
Marissa Mayer

Não deixe que ninguém defina o seu sucesso
“Defina sucesso com seus próprios termos, o alcance segundo as suas próprias regras e viva uma vida da qual você se orgulhe.”
Anne Sweeney
Segundo Anne Sweeney, que foi vice-presidente da Disney, ninguém pode deixar que os outros definam o seu sucesso. Só você pode decidir as suas metas, os seus sonhos, onde você quer chegar. É a sua vida, você decide o que pretende alcançar.

Dê liberdade às suas emoções
“Eu não sigo as regras estabelecidas, eu lidero com o coração, não com a cabeça.”
Princesa Diana
A Princesa Diana não teve uma vida fácil. Segundo a “princesa do povo”, é preciso ouvir o nosso coração, confiar na nossa intuição e nem sempre cumprir as regras que outros ditaram para nós.

Aprenda a fracassar
“Temos que aceitar que nem sempre tomaremos as melhores decisões, que vamos errar muito – perceber que o fracasso não é o contrário de sucesso, já é parte do sucesso.”
Arianna Huffington
Esse conselho parece contraditório? Leia de novo! Arianna Huffington, fundadora do famoso site de notícias e entretenimento Huffington Post, afirma que você vai errar muito até conseguir acertar. Mas isso não é um problema, pois ter consciência de que vai fracassar te dará a calma necessária para continuar lutando.

Não tenha vergonha dos seus sonhos
“O ato mais corajoso é pensar por você mesma. Em voz alta!”
Coco Chanel
Para Coco Chanel, estilista mundialmente reconhecida, é preciso ter coragem de partilhar os seus sonhos em voz alta e não ter medo das consequências.

Tome o sucesso com suas próprias mãos
Uma coisa que as mulheres têm de aprender é que ninguém te dá o poder de bandeja. Você tem de agarrá-lo.
Roseanne Barr
Roseanne Barr é uma atriz, apresentadora e produtora de TV norte-americana. Roseanne concorda com Estée Lauder, ninguém vai te dar nada de graça, você tem que lutar pelos seus sonhos e tomá-los com suas próprias mãos.

Ouça seus sentidos
“Confie nos seus pressentimentos. Eles normalmente são baseados em fatos arquivados abaixo do nível da consciência.”
Dra. Joyce Brothers
A psicóloga, apresentadora e escritora americana Joyce Brothers foi a única mulher a vencer um famoso programa de perguntas semelhante ao “Show do Milhão”. Depois disso, ela se tornou uma famosa apresentadora estadunidense. E um de seus conselhos valiosos é: confie em seus instintos, eles podem parecer bobos à primeira vista, mas escondem aprendizados que você nem sabia que tinha!

Esteja ao lado de quem te coloca para cima
“Não queira estar com um homem que é burro demais para apreciar uma mulher inteligente.”
Michelle Obama
Ninguém menos que a primeira dama mais popular das Américas, Michelle Obama, conquistou a imagem de uma mulher forte, influente e muito além da “esposa do presidente”. E suas palavras deixam claro um dos motivos pelo qual isso foi possível: estar ao lado de quem valorizava a sua inteligência. Obama era estagiário de Michelle antes de namorarem e isso não o tornou arrogante.

Dê o seu melhor no que decidir fazer
“O que você decidir ser, seja de forma plena. Quando sou mãe, sou de forma plena e quando sou a presidente, também é assim.”
Rachel Maia
Da periferia de São Paulo a uma das 0,4% de mulheres negras que ocupam cargos de presidência em grandes empresas no país, atualmente a Lacoste. Rachel Maia já foi eleita uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil pela FORBES e diz que não dá para ter equilíbrio de verdade entre maternidade e trabalho. Apenas faça o melhor que você puder e o resultado virá.

Vá sempre mais longe
“O tamanho dos seus sonhos deve sempre exceder a sua capacidade de alcançá-los. Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente.”
Ellen Johnson-Sirleaf
Ellen Johnson-Sirleaf foi a primeira mulher a se tornar chefe de estado em um país africano e primeira presidente mulher da Libéria, ganhadora do Nobel da Paz em 2011. Ela instiga a sonhar sempre mais alto, até o ponto em que você se assusta, se pergunta se é mesmo capaz de realizá-los. E então, quantos objetivos assustadores você tem na vida?

Não se compare com os outros
“Não sou o próximo Usain Bolt ou Michael Phelps. Eu sou a primeira Simone Biles.”
Simone Biles
A ginasta americana que está na lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo pela BBC, já conquistou vinte medalhas em campeonatos mundiais, sendo quatorze delas de ouro. É a ginasta mais condecorada na história do EUA em mundiais. Quando comparada a outros atletas de sucesso, a americana fez questão de destacar sua própria trajetória.

 

Mais de 100 países proíbem, por lei, mulheres de fazer alguma coisa, incluindo o Brasil

Estudo “Mulheres, Empresas e Direito 2018, do Banco Mundial mostra como a legislação em 189 diferentes economias prejudica a ascensão das mulheres na sociedade. Um dos resultados da pesquisa é que as economias crescem mais rapidamente quando mais mulheres trabalham.
104 economias do mundo ainda impedem que mulheres atuem em determinadas atividades simplesmente por serem mulheres, o Brasil inclusive
– 59 países não possuem leis contra o assédio sexual no ambiente de trabalho
– 39 países impedem que mulheres herdem bens de seus pais; em 36, viúvas não têm direito a imóveis ou quaisquer propriedades que pertenciam à família
– em 18 países os maridos podem proibir as mulheres de trabalhar
– em 3, as mulheres precisam de autorização do marido para abrir conta em banco
No total, no mundo, 2,7 bilhões de mulheres enfrentam algum tipo de restrição legal por serem mulheres.
Esses são alguns dos dados de “Mulheres, Empresas e Direito 2018”, estudo realizado pelo Banco Mundial que considera a legislação em 189 economias e mostra de que maneira ela impacta a vida das mulheres. É um dos mais amplos estudos já realizados sobre o tema. Embora o acesso das mulheres ao emprego e a atividades empresariais esteja relacionado a muitos fatores, incluindo questões culturais, a legislação tem um papel importante nesse processo, podendo contribuir para a inclusão ou não das mulheres na economia.
Para avaliar de que maneira a lei em um determinado país impulsiona ou prejudica a mulher, o Banco analisou uma série de indicadores como direito ao uso de propriedade, à herança, acesso aos tribunais, ao crédito e às instituições. Em algumas economias, a mulher ainda depende de autorização do marido para abrir conta bancária ou para ter uma empresa e isso tem impacto em sua participação no mercado de trabalho. Quanto maior a restrição em lei, menor é protagonismo na economia, de acordo com o estudo, o que impacta a renda média da mulher e a renda do país como um todo.

Mais é sempre mais
O estudo também demonstra que existe uma associação positiva entre propriedade e liderança – na prática, quem tem acesso a patrimônio ou condições de acessar crédito tem também mais chances de assumir posições de liderança ao longo da vida. Isso acontece em parte porque, em muitos casos, o acesso à propriedade (ou à herança) pode ser a única forma de independência financeira da mulher, já que em muitas realidades ela é privada de trabalhar porque passa a vida cuidando da casa e da família. Ao conseguir algum patrimônio, pode estudar ou abrir o próprio negócio. Quando é privada dessa possibilidade, está presa ao ciclo de restrições.
Entre as economias analisadas, aquelas com melhores pontuações no indicador “incentivo ao emprego” mostram que as mulheres trabalham mais e também ganham mais que os homens – o que demonstra que uma legislação não restritiva ao trabalho feminino pode encorajar as mulheres não apenas a buscar um trabalho formal, mas também aumentar seu potencial de remuneração. E as economias crescem mais rapidamente quando mais mulheres trabalham.

No Brasil
A legislação no Brasil tem pontos positivos e outros negativos em relação à igualdade de gêneros. No Brasil, as mulheres não podem ser contratadas para realizar atividades que exijam levantar peso acima de 20kg de maneira contínua ou 25kg de maneira ocasional (Art. 390 da CLT). A restrição a algum tipo de atividade profissional é um traço comum a todos os países que foram ex-colônia portuguesa ou espanhola. Portugal tinha uma série de decretos de 1890 restringindo o trabalho de mulheres – eles foram revogados somente no início dos anos 2000. Na Espanha, um decreto que vetava o emprego de mulheres em diferentes atividades na construção, mineração e setor elétrico, caiu apenas em 1995. Atualmente, 12 economias de língua espanhola ainda impõe restrições ao trabalho das mulheres, como Argentina, Guiné Equatorial, Equador e Nicarágua. Esse tipo de restrição em vez de proteger as mulheres, na verdade, acabam por dificultar seu acesso ao mercado de trabalho e mais por limitar sua liberdade de escolha.
A falta de licença paternidade mais prolongada ou mesmo de incentivos para que os pais fiquem longe do escritório e contribuam desde cedo com a educação dos filhos também prejudica a carreira das mulheres no longo prazo. É a herança de uma cultura machista e patriarcal muito forte, que impõe à mulher todas as tarefas de cuidar do lar. Se você incentiva o pai a dividir essa responsabilidade desde cedo, você está contribuindo para mudar a mentalidade de uma geração. Em Portugal, por exemplo, os pais ganham mais 30 dias se compartilharem os primeiros 120 dias da licença parental; na Itália, eles recebem um mês a mais de licença se o pai usufruir de pelo menos três dos 10 meses iniciais da licença; na França, os pais recebem um bônus salarial se ambos usufruírem de parte da licença.

Um ponto a favor, um contra
As mulheres no Brasil têm direito igual aos homens à propriedade e à herança. Mas não há lei que proíba, por exemplo, discriminação com base no gênero ou no estado civil no acesso ao crédito, o que dificulta o empreendedorismo feminino.
As principais questões aqui referem-se ainda à violência contra mulheres o casamento infantil – dois obstáculos sérios à independência financeira. Embora o país tenha um arcabouço jurídico contra a violência, por exemplo – com a Lei Maria da Penha, de 2006 -, ainda existem lacunas na legislação que dificultam a proteção de mulheres e meninas. Há leis contra o assédio sexual no trabalho, mas não no ambiente da educação, por exemplo. O casamento de menores de 18 anos é proibido, mas torna-se legal se os pais permitirem ou se a vítima estiver grávida. A legislação precisa mudar para que o cenário mude. Quando uma menina se casa muito nova, são enormes as chances de ela sofrer violência doméstica, de se perpetuar um ciclo de miséria e servidão.
Fonte: época

 

Turma da Mônica lança projeto de empoderamento feminino

Com o #DonasdaRua, a Maurício de Sousa Produções incentiva que meninas e mulheres sejam suas próprias heroínas.
Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, disse Mônica Sousa, a diretora-executiva da Maurício de Sousa Produções e maior inspiradora da personagem protagonista da Turma