Livro de bento-gonçalvense concorre em um dos mais prestigiados prêmios da literatura nacional

2015-04-10_190211
Livro Escritos da Carne foi lançado no último ano em Bento Gonçalves

Escritos da Carne, do jornalista da Gazeta, está entre as principais obras da 25ª edição do Prêmio Literário Biblioteca Nacional

 

O jornalista e escritor Rodrigo De Marco, 28 anos, está concorrendo em um dos prêmios mais disputados da literatura brasileira. O autor do livro de poesias, Escritos da Carne, está na disputa da 25ª edição do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2018. Concedido anualmente, desde 1994, tem por objetivo valorizar a produção editorial e os autores nacionais incentivando a qualidade literária e técnica de suas obras. Além de concorrer ao prêmio de melhor livro de Poesia, a obra do bento-gonçalvense foi catalogada no acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
O livro que foi lançado em setembro do último ano em Bento Gonçalves conta com mais de 100 páginas, mesclando poesias escritas em português e também em espanhol. De Marco comemora a participação no prêmio.
“O livro está sendo super valorizado no cenário independente. Leitores de diversas cidades têm feito pedidos do livro. Recentemente recebi pedidos de envio de exemplares para São Paulo e Rio de Janeiro, então é muito bom ver a obra tendo todo esse reconhecimento. Estar concorrendo num concurso de abrangência nacional, sem dúvidas, é de extrema importância para qualquer escritor, estou muito feliz” comemora.
A jornalista Juli Wexel, que trabalhou durante anos no canal Futura contribuiu com o livro. Entusiasta do trabalho do escritor, Juli destaca os diferenciais dos escritos do jovem.
“Do verbo de Rodrigo escorre um desejo pré-lascivo, ainda destinado à nuance romântica do querer corpóreo, da paixão, da adoração pelo outro e pela palavra. De Marco é um escritor recém desvirginado, sedento por experiências sensoriais e linguísticas a serem extravasadas no infinito do erotismo. Sua sedução literária anseia por um devir sexual na mesma intensidade com que flerta com o uso da língua literária e do espanhol”, comenta.

Sobre o autor
Rodrigo De Marco, graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), nasceu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em 1990. O jornalista, conhecido pela irreverência, residiu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 2015, realizando entrevistas com profissionais da comunicação e do cinema. O jovem escritor, que desde a adolescência se aventura em escritos poéticos, é também um entusiasta da música e do cinema. Aos 19 anos, De Marco escreveu as primeiras poesias com a temática do erotismo, aprofundando o interesse pelo gênero literário. O jornalista, que faz parte da equipe de redação da Gazeta, atua também na área cultural, participou da organização da primeira edição do Grito Rock em Bento Gonçalves, além de ter sido o jornalista responsável pelo Bel’Art Festival, evento multicultural que aconteceu, em janeiro de 2017, na Capital Brasileira do Vinho.

O prêmio
A premiação, uma das mais prestigiadas do país, recebe inscrições de autores baseados em diversos estados. As obras são analisadas por 27 julgadores – sendo três em cada categoria, ligados ao meio cultural, com notório saber e reconhecimento em suas áreas. Os resultados são divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional.

 

Rodrigo De Marco está na disputa da 25ª edição do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2018