Lei Seca em Bento pode contar com drogômetro em blitz

2015-04-10_190211
Drogômetro já está em testes nas principais capitais, incluindo Porto Alegre

Motoristas que dirigem sob o efeito de drogas estão na mira da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão federal anunciou que, além do popular bafômetro (etilômetro, que serve para detectar o uso de álcool), o governo vai implantar os ‘drogômetros’, capazes de identificar se o condutor usou substâncias ilegais como maconha, cocaína e ecstasy. A informação foi antecipada pelo jornal O Globo.

Testes
De acordo com informações da Senad, quatro aparelhos com tecnologia estrangeira estão sendo testados, mas apenas um será adotado. As máquinas detectam até oito tipos de droga de uma só vez. Ainda de acordo com o órgão, o objetivo da medida é reduzir acidentes e mortes provocados por motoristas que usam substâncias psicoativas.

Controvérsias
Eles detectam, por exemplo, o uso de heroína, droga rara por aqui. Mas não identificam derivados de anfetamina como anfepramona e sibutramina, muito comuns entre caminhoneiros brasileiros, nem antidepressivos e sedativos, outras drogas psicoativas muito usadas no Brasil, que causam dependência e afetam a capacidade de dirigir.

Previsão
A medida ainda está em fase de elaboração e, segundo o Governo, ainda não há uma previsão de quando entrará em prática nas blitzes do país. Em outros lugares do mundo, o teste para saber se o motorista está ou não dirigindo sob efeito de drogas é feito através da saliva. Ao ser abordado, o condutor coloca o cotonete na boca, por cerca de dois minutos, para colher a amostra. O material, então, é posto em contato com um reagente, em tira de papel, que indica a presença ou não da droga. Cada droga é testada em uma região do papel, indicando se o resultado para cada uma delas é positivo ou negativo.

Bento Gonçalves
O programa Balada Segura é realizado desde abril de 2014 em Bento Gonçalves e tem como objetivo coibir os motoristas dirigirem embriagados. Caso se concretize o projeto do drogômetro irá otimizar o processo de fiscalização pela polícia nas saídas das festas no município.

 

Funcionamento do drogêmtro