Lei da Trimestralidade: DIEESE aponta defasagem de 2,53% nos salários dos servidores públicos

2015-04-10_190211

Um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, que analisou os indicadores de inflação em comparação com os reajustes salariais dos servidores públicos municipais de Bento Gonçalves, apontou uma defasagem de 2,53%. A análise foi realizada a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindiserp, que tem lutado desde o ano passado para que o Prefeito Guilherme Rech Pasin cumpra a Lei da Trimestralidade, criada por ele em 2015, e conceda os três reajustes pendentes – desde o ano passado. Além do atraso no repasse também há a perda salarial.
Na análise do DIEESE, ao considerar o período de abril de 2015 a março de 2019, período que está vigendo a Lei da Trimestralidade (Lei nº 5.926 de 23 de abril de 2015), os salários foram reajustados em 19,15% e o INPC-IBGE aumentou 22,17%. Para que os salários em 01 de abril de 2019 retornassem ao mesmo poder de compra de 01 de abril de 2015, o repasse deve ser de 2,53% conforme índice adotado pela Prefeitura para a trimestralidade.
“Servidores e Professores merecem respeito e valorização pelo serviço prestado” comenta a Presidente do Sindiserp, Neilene Lunelli.

Assembleia
O atraso no repasse da trimestralidade pelo Executivo Municipal vai ser um dos assuntos da ordem do dia que será tratado na Assembleia Geral Extraordinária que o Sindiserp realiza na próxima quinta-feira, dia 27 de junho. Os associados estão convidados para debater sobre este assunto e também quanto a diminuição da alíquota do FAPSBENTO paga pela Prefeitura referente ao passivo atuarial, além de assuntos gerais. A Assembleia será realizada a partir das 18 horas nas dependências da Escola Bento.