Lanches para preparar para as crianças

2015-04-10_190211
Gemada (foto) e mingau são lanches que sustentam a criançada

Nós, que cuidamos dos pequenos, oferecemos lanches a eles nos intervalos das rotinas que geralmente são industrializados, como biscoitos, iogurtes e até mesmo bolachas recheadas, claro que alternados com algumas frutas. É comum, diante do pedido das crianças por um doce, cedermos. Mas, vale às vezes resgatar lanches que nos eram oferecidos pelos avós, como gemadas e mingaus, mesmo que hoje saibamos que os quitutes são calóricos e que eles não são tão lá saudáveis como se acreditava que era. No entanto, esses lanches dão sustento e conseguem segurar a criançada até a próxima refeição.

Mingau
É um alimento de consistência cremosa, feito usualmente de água ou leite, onde se coze um cereal (como a aveia) ou farinhas variadas (de trigo, amido de milho, fubá de milho, arroz ou outra); muitas vezes, é adoçado com açúcar. É, tipicamente, o primeiro alimento dado às crianças, quando é necessário algo mais que o leite.
Mingau de Fubá: Fonte de carboidratos e rico em fibras, é muito utilizado para combater a desnutrição.
Mingau de amido de milho: O amido de milho é um ingrediente com alto índice glicêmico, ou seja, libera açúcar no sangue e de forma rápida evitando picos de hipoglicemia. Além disso não contém glúten.
Mingau de aveia: Rica em fibras, a aveia é um item importante para quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue.
Mingau de milho: Importante para produção de energia, para o funcionamento do sistema nervoso, do intestino, e também contribui para aumentar a resistência do organismo à infecções.

Gemada
É uma tradicional bebida à base de leite quente, gema de ovo, canela e açúcar. É possível incrementá-la com diversos ingredientes como a noz-moscada e o creme de leite. A gemada é uma fonte de cálcio, mineral importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e dentes. A gemada também é considerada um verdadeiro “remédio natural” para o combate de gripes e resfriados. Nesse caso, é aconselhado consumi-la bem quentinha.