Lamborghini faz parceria com Instituto de Tecnologia para melhorar automóveis

2015-04-10_190211
Terzo Millennio é uma aposta para os automóveis do futuro da Lamborghini

A Automobili Lamborghini apresentou um novo conceito batizado de Terzo Millennio (“terceiro milênio”) na conferência EmTech em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, no início do mês. O automóvel foi desenvolvido depois de uma parceria com a fabricante e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). O carro tem um design aerodinâmico e os faróis traseiros com forma de Y da marca.
Mas o Terzo Millennio só será concluído provavelmente daqui dois anos, pois ainda está em fase de testes. Outro ponto interessante é que deverá contar com supercapacitores capazes de fornecer a energia rápida e intensa necessária para alimentar um supercarro — e fabricar modelos totalmente elétricos. As baterias de íon-lítio dos carros elétricos atuais liberam energia mais lentamente e se esgotam após várias cargas porque dependem de reações químicas.
Os supercapacitores armazenam energia fisicamente e não geram o calor dos íons-lítio, porém ainda não liberam tanta energia. Atualmente, a tecnologia é usada em veículos híbridos, mas para funções limitadas, como a reativação dos motores.
Outro anúncio é que a Lamborghini pretende fabricar os supercapacitores com painéis de fibra de carbono que podem ser usados para fabricar a carroceria do carro — de modo que o Terzo Millennio extrai energia de sua própria carroceria. A Lamborghini hoje faz parte da Volksvagem, mas foi fundada por um industrial em 1960, na Itália.