Jovens de 15 a 26 já podem se vacinar contra HPV em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (de 9 a 15 anos)

Doses de vacina estão disponíveis até o final do mês de setembro

Homens e mulheres entre 15 e 26 anos já podem receber a vacina contra HPV, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informações do coordenador do setor de Imunizações, Michael Manfredini, Bento Gonçalves já está com doses disponíveis em todas unidades de saúde do município.Ele frisa, no entanto,que vacinação é temporária. Essas vacinas serão aplicadas até o final de setembro.O estoque não está muito grande, mas no próximo pedido vamos reforçar a quantidade dessas doses.
A medida temporária foi aprovada na quinta-feira,17, e evita desperdício de doses em estoque. Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (de 9 a 15 anos).

Oferta da vacina
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.
A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.
A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.