Janela inteligente de carro permite que deficiente visual “sinta” a paisagem

2015-04-10_190211

Ainda como protótipo, criação da Ford com start-up italiana usa foto e vibrações no vidro para ‘traduzir’ o que não pode ser visto ao longo do caminho

 

Uma tecnologia poderá ajudar deficientes visuais a perceberem a paisagem do lado de fora do carro. A janela inteligente, criada pela Ford e a start-up italiana Aedo, usa fotos e vibrações para “traduzir” o que está ao redor.
Ainda como um protótipo, o aparelho chamado “Feel the view” (“sinta a visão”) é colocado sobre o vidro do veículo. Ele tira fotos que são transformadas em imagens de alto contraste em preto e branco, que depois são reproduzidas por meio de LEDs especiais.
Quando se toca na imagem, os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente os detalhes da paisagem (assista ao vídeo no canal da montadora no YouTube), diz a Ford.
Ao mesmo tempo, um assistente de voz conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artifical, ajuda a situar o contexto da imagem descrevendo o que está sendo tocado.
“Procuramos melhorar a vida das pessoas e vimos nesse projeto uma oportunidade fantástica de ajudar quem tem deficiência visual a experimentar um dos melhores aspectos das viagens de carro. A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e pode transformar passeios comuns em viagens memoráveis”, diz Marco Alù Saffi, porta-voz da montadora.