Isostrechung: método de correção postural

2015-04-10_190211

Nesse final de semana fomos agraciados com a estada de Bernard Redondo e Rose Redondo , grandes nomes da fisioterapia francesa e com grande influência no Brasil . Vieram realizar mais uma formação , capacitando profissionais a trabalharem com a técnica criada por eles no final dos anos 70. Bernard Redondo, fisioterapeuta, osteopata, podólogo. ALBI (França). Ex-vice presidente da Sociedade Francesa de Fisioterapia Esportiva. Fisioterapeuta da seleção francesa de atletismo por 15 anos e do time de Rugby de Albi , desenvolveu esse método de reeducação postural imaginando tratar dos pacientes que tinham dores nas costas, e deformações vertebrais.
Nesse período dizia-se, que as dores nas costas e deformações tem como origem a fraqueza muscular, mas isso não pode ser a única razão, porque trabalhadores, atletas fortes e eles também tem dores. Então, inspirado no trabalho de Françoise Mezieres e do Roger Perrin, era preciso pesquisar um novo caminho, indicando que deve-se alongar os músculos.
Pesquisando: a coluna tem seus próprios músculos para dirigir-se: “o sistema paravertebral profundo”. Assim nasceu a ideia de um trabalho postural, da cinesiologia de seu corpo, alongamento muscular e fortalecimento estrutural. Iso (musculação isométrica), Stretching (alongamentos musculares).
A técnica tem seus alicerces no controle da respiração e da consciência corporal , através de posturas isométricas e de alinhamento vertebral .
Ativando a musculatura profunda , diferentemente de outra técnicas onde a musculatura superficial e mais solicitada, os ganhos são permanentes e harmoniosos, provocando pouco a pouco a melhora das postura e o alívio das dores e tensões da região das costas e de todo o corpo .
As sessões duram em torno de uma hora e devem ser personalizadas ou em pequenos grupos homogêneos alem de direcionadas por profissionais capacitamos e formados pelo método . Os efeitos e resultados são gradativos e o método é indicado para quem sofre de dores , para quem deseja qualidade de vida e para atletas que desejam potencializar seu gesto motor e seus ganhos em suas práticas.