IR: mais de 930 mil brasileiros escolheram o Pix para o pagamento

2015-04-10_190211

O número responde por uma fatia de 4,4% entre os que enviaram a declaração no prazo.

Até o fim da tarde desta terça-feira (31), último dia para o envio da declaração do Imposto de Renda, 932.095 pessoas optaram por usar o Pix para realizar os pagamentos ao fisco e também para receber a restituição. Segundo os dados da Receita Federal, o número responde por uma fatia de 4,4% entre os que enviaram a declaração no prazo.

O supervisor nacional do programa de Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, avaliou o índice como expressivo, acrescentando em entrevista coletiva que a Receita “está afinada” com o meio de pagamento mais moderno — que já responde por 10% das vendas online no Brasil.

Adotar o Pix representou um “ganho bastante positivo”, reforçou Julio Cesar Gomes, secretário especial da Receita Federal. “No momento em que foi introduzido o Pix no nosso sistema financeiro, a Receita do Brasil também fez uso do Pix, não só para pagamento dos tributos, mas também para as restituições. O que traz uma comodidade, segurança e eficiência bastantes positivas”, concluiu o secretário.