Instituto Bordin busca novidades apresentadas no maior congresso de saúde bucal do mundo

2015-04-10_190211
og:image

Em sua 38ª edição, evento em SP apresentou várias novidades como esses produtos que selecionamos que podem beneficiar a limpeza de dentes, língua e gengiva
O Congresso internacional de Odontologia, que aconteceu neste mês em São Paulo tem números expressivos: somente em 2020, a organização recebeu 95 mil inscrições de profissionais do Brasil e do mundo interessados em visitar a feira e assistir às aulas sobre saúde bucal da programação científica.  Os gestores do Instituto Bordin – João Carlos Bordin e Paulo Ricardo Klamt – estiveram presentes no Congresso Internacional de Odontologia e trouxeram novidades tecnológicas para as clínicas.

Agora Venâncio Aires também contará com exames de tomografia 3D e exames panorâmicos na própria clínica, agilizando ainda mais os atendimentos. Os institutos contarão com porcelana alemãs Celtra, ainda mais resistentes e estéticas, podendo o paciente sair com o sorriso novo no mesmo dia com a tecnologia Cerec. E a novidade mais importante é a aquisição de mais uma nova impressora digital para confecção de próteses, placas de bruxismo, guias cirúrgicos, etc, com inovações e tecnologia para tratamento com maior precisão, conforto e qualidade das clínicas do Instituto Bordin. Entre os destaques do Congresso Mundial de Saúde Bucal também destacamos algumas novidades apresentadas lá.

Escova que previne a retração gengival
Desenvolvida pela empresa suíça Edel+White, ela tem um cabo diferente ao que estamos acostumados, com um buraco no meio. O design foi pensado para que o usuário aperte o aparelho e não transfira esse impacto todo para a boca.  Acontece que muita gente faz uma força danada na hora da escovação. Com o tempo, isso machuca a gengiva, que perde terreno e fica retraída. Com o dente mais exposto e sem proteção, aumenta o risco de sensibilidade e dores. A ideia do novo produto seria, então, evitar todo esse desgaste.

Dispositivo ajuda a flagrar a cárie
A Align Technology, companhia consagrada pelo sistema de alinhadores invisíveis, trouxe ao mercado um aparelho que promete virar um grande amigo do cirurgião-dentista. Chamado de iTero Element 5D, ele é um scanner intraoral que faz imagens 3D da boca do paciente. Conforme o profissional passa o aparelho pela superfície bucal, as projeções já aparecem na tela do computador em tempo real. Esse dispositivo já era utilizado para analisar a posição da arcada dentária e planejar o tratamento com os tais alinhadores invisíveis. Mas a nova versão traz um diferencial: a possibilidade de detectar cáries. Muitas vezes, essas lesões na camada externa do dente ficam escondidas, em lugares de difícil acesso.

A nova tecnologia usa feixes de luz infravermelha para encontrar regiões em que ocorre um processo de desmineralização — uma das primeiras etapas dessa doença bucal. A suspeita de cárie em alguma superfície dentária aparece na tela do computador em imagens um pouco mais brilhantes (até os leigos notam a diferença na imagem). A partir dessa informação, o profissional pode realizar algum tratamento ou acompanhar o caso ao longo das consultas.

Dentadura presa e higiênica
A GSK, detentora da marca Corega, trouxe ao Brasil o Maxi Selante. A proposta é facilitar a vida de quem tem próteses móveis. A novidade traz um bico dosador mais fácil de controlar. Isso evita que o usuário exagere na hora de aplicar o produto, prevenindo o desperdício e uma certa sensação desagradável na boca.  A marca ainda informa que o selante evita a entrada de pedaços de comida no espaço entre a dentadura e o palato (o céu da boca). Isso facilita a higiene bucal e evita infecções. A expectativa é que o selante chegue às farmácias e demais pontos de venda a partir do mês de março.

Limpeza mais suave
Essa foi uma das tendências mais fortes da feira: as gigantes Colgate e Oral-B lançaram escovas com cerdas ultrafinas e macias. O objetivo, mais uma vez, é evitar danos às gengivas e garantir uma escovação mais segura e saudável.

Só para baixinhos
A empresa americana GUM aposta no público infantil com produtos que trazem estampados personagens famosos de filmes e desenhos animados. Uma boa sacada da marca foi criar uma escova com luzes que piscam durante 60 segundos. Esse é o tempo indicado de limpeza dos dentes das crianças. Eis uma maneira esperta e criativa de fazer uma bela faxina bucal.

Dentistas unidos jamais serão vencidos
Com o apoio de diversas entidades, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) realiza uma campanha nacional “Sorrir Muda Tudo”. A iniciativa visa fortalecer e valorizar a imagem do cirurgião dentista e tenta mostrar para a população a relação entre a saúde da boca e do resto do corpo. O projeto começou em outubro de 2019 e vai até maio de 2020. A cada mês, o grupo utiliza as mídias sociais para falar de um tema específico, que vai de autoestima a diabetes.