Inspiração para sua casa: Design Escandinavo

2015-04-10_190211

Reconhecido por seu estilo diferenciado, cores neutras, linhas sóbrias e alta qualidade, este é o design escandinavo. Os projetos de design e decoração da Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia são considerados referências internacionais quando o assunto é design e decoração. A simplicidade, o minimalismo – em que os elementos são reduzidos, dispostos no ambiente ao mínimo necessário – a praticidade, beleza e durabilidade dos objetos são características do design escandinavo, cujas influências na área tiveram início no século XIX.
Ao se procurar referências sobre ícones do design, a associação com o design escandinavo é natural e imediata. A fama do design originado na Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia se perpetua através do tempo, mantendo-se como vanguarda e reiterando o seu valor como ícone clássico e do bom gosto.

Funcional, simples e barato
Apesar da fama do design escandinavo vir desde o final do século XIX, o seu auge só foi alcançado mesmo na década de 1950, quando o desenho simples, funcional, minimalista e barato que tornava a produção em massa altamente viável passou a ser aclamado no pós II Guerra Mundial. Em 1951 foi criado o Lunning Prize, prêmio atribuído a eminentes designers escandinavos que durou até 1971 e consagrou internacionalmente nomes como o do designer dinamarquês Hans Wegner.
Some agora a todas as características já citadas uma boa dose de talento. Esta região é desde há anos celeiro de grandes talentos que acrescentam à excepcionalidade do produto escandinavo uma boa dose de originalidade e vanguarda.