Infrações de trânsito têm queda de 7% nos primeiros nove meses de 2017

2015-04-10_190211
A maioria das infrações foram cometidas no estacionamento da Área Azul

5.454 infrações foram registradas nos nove primeiros meses de 2016, contra 4.671 deste ano

As infrações de trânsito nas ruas de Bento Gonçalves teve uma diminuição de 7% na comparação de 2017 com 2016. Nos nove primeiros meses do último ano foram registradas 5.454 infrações, já no mesmo período deste ano foram 4.671. De acordo com o Secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, a queda no número de infrações é o resultado de uma ação eficiente da Secretaria de Mobilidade Urbana.
“Estamos realizando palestras de educação para o trânsito em empresas e escolas. As operações de balada segura e blitz com apoio da Brigada Militar também tem sido importante para diminuir os números de infrações. São quatro blitz ao mês”, afirma.
Apesar da diminuição no número de aplicações de multas, o secretário destaca o ranking das infrações. “A infração mais comum consiste em multas aplicadas na área azul, seguido de carros estacionados em área proibida, documentação vencida, a não utilização do cinto de segurança e por último o fato da pessoa dirigir falando ao celular”, explica.
Segundo Lucatelli, a secretaria tem apostado fortemente no melhoramento da mobilidade urbana da cidade. O secretário explica que até 2018 devem acontecer outras mudanças no fluxo do trânsito. “Estamos estudando implantar um corredor de ônibus na Avenida Osvaldo Aranha até início de 2018. Na esquina da rua Fiorelo Bertuol com a Pernambuco vamos colocar tachões de redução de velocidade”, explica.

Para onde vai o dinheiro das multas
Lucatelli, desconversa quando é questionado sobre valores arrecadados e quanto é aplicado pela sua secretaria. Segundo Locatelli a Secretaria de Mobilidade Urbana tem dois fundos para aplicação de recursos. “Temos o fundo de iluminação (implantação de luminárias, troca de lâmpadas, tudo que se refere a iluminação pública) e o fundo das multas (placas, sinaleiras e tudo que se refere a questão da mobilidade urbana)”, explica.
Lucatelli não informou sobre valores que já foram aplicados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, mas que, segundo ele, o município fica com uma parcela “baixa” dos valores arrecadados em cobranças de multas, já que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fica com mais da metade do dinheiro.

As infrações no Rio Grande do Sul
Os motoristas do Rio Grande do Sul estão sendo menos multados no Estado no primeiro semestre dos últimos dois anos. Segundo levantamento preliminar do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), os primeiros seis meses de 2017 registraram 1,57 milhão de multas, muito menos do que os 2,1 milhões compilados em 2015. A redução é de mais de 500 mil infrações, ou aproximadamente 25,3%.
Os dados são preliminares porque os órgãos responsáveis por registrar as multas têm até dois anos para atualizar a base do sistema. No entanto, as informações já disponíveis mostram uma tendência: os gaúchos estão sendo menos multados.
Apesar da redução de multas, o gaúcho ainda sofre do mesmo problema: desrespeitar o limite de velocidade. Do 1,57 milhão de infrações registradas no primeiro semestre de 2017, a mais cometida é o excesso de velocidade (783.347), cerca de 49% do total. Em seguida, está a multa aplicada por conduzir o veículo sem carteira, com carteira vencida ou com carteira diferente do veículo conduzido (117.454, cerca de 7,4%), e, em terceiro, estacionar em lugar proibido (103.627, por volta de 6,5%).
A maior parte das infrações nos primeiros meses de 2016 (631.381, cerca de 40%) foi aplicada por agentes de fiscalização usando um aplicativo criado pelo Detran, em parceria com o órgão de TI do governo estadual, a Procergs. Em segundo lugar, foram equipamentos eletrônicos (502.245, cerca de 31,8%), como pardais e radares móveis. Por último, agentes de fiscalização trabalhando diretamente na via (445.233, cerca de 28,2%).