IFRS oferece cursos gratuitos de educação a distância

2015-04-10_190211

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para os cursos que serão ofertados no segundo semestre de 2018 na modalidade de Educação a Distância (EaD). Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

Geral
Conhecendo o IFRS (4 horas). Conheça o IFRS, saiba onde estão localizados os campus e as possibilidades além dos cursos oferecidos. Requisitos: conhecimento básico em internet. Inscrições até 31/12 – Conclusão até 31/01/2019.

Ciências Exatas e Aplicadas
Física para o Enem (60 horas). São oferecidas videoaulas de física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade (17 no total) será ofertado um simulado avaliativo. O curso abrangerá os conteúdos de Mecânica, Gravitação, Ondas, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio. Inscrições até 30/09. Conclusão até 30/11.

Educação
Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância (20 horas). O curso apresenta e discute abordagens pedagógicas modernas que podem auxiliar na concepção de cursos EaD. Conheça novas possibilidades de organizar suas aulas e lecionar de forma mais ativa a inovadora. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Educação a Distância
O curso, com carga horária de 25 horas, oferece conhecimento sobre conceitos, legislações e tecnologias relacionados a Educação a Distância. Este curso é fundamental para aqueles que estão iniciando os estudos nessa área ou que deseja aprofundar o conhecimento. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Moodle Básico para Professores Elaboração de Curso
O curso de Moodle Básico para Professores (com carga horária de 20 horas),oferece conhecimento sobre desenho e organização de cursos, além das ferramentas básicas para iniciar o desenvolvimento de um curso no Moodle. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Inscrições até 31/12.Conclusão até 31/01/2019

Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso
Com 20 horas de duração, o curso permite o conhecimento, seleção e uso de recursos didáticos digitais a partir de repositórios. Também saiba mais sobre o uso adequado destes recursos em suas aulas e cursos. Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Idiomas (Todos com carga horária de 30 horas)
Inglês – parte 1
O curso ensina identificação e Caracterização Pessoal; Localização no Tempo e no Espaço; Meios de Transporte; Família; Rotina e Hábitos – Em Casa. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Inscrições até 31/12.Conclusão até 31/01/2019.

Inglês – parte 2
Aborda rotina e hábitos – Meio Acadêmico; Alimentação – Lista de Supermercado; Vestuário; Clima; Atividades de Lazer e Esportes; Moradia – Permissões. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019

Português como Língua Adicional – parte 1
Aborda identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação, compras. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019

Português como Língua Adicional – parte 2
Família; moradia; corpo humano, esporte e hábitos; clima e vestuário; tempo livre e atividades de lazer; hábitos recentes. Requisitos: conhecimento básico em informática e na língua portuguesa.Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019

Informática HTML – parte 1
Introdução ao desenvolvimento de páginas web (20 horas). Aprenda a criar páginas web do zero. Vamos conhecer como funciona a internet para o desenvolvimento de sites, criar as primeiras páginas, formatá-las, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Conhecer alguns comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade.
Requisitos: conhecimento básico em informática e internet. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019

HTML – parte 2
Tabelas e formulários (20 horas). Este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Requisitos: conhecimento básico de HTML básico, e recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

CSS: folhas de estilo
Em 30 horas de curso, aprenda como deixar suas páginas web estilosas com comandos simples. O curso abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019

JavaScript
Carga horária de 30 horas. Aprenda a adicionar interatividade em suas páginas HTML, como a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, “Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas”, “Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos” e “Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos”. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Lógica de Programação – parte 1
Duração de 20 horas. Já pensou em fazer seus próprios programas de computador, mas não sabe por onde começar? Veja como dar seus primeiros passos na criação de softwares e sistemas! Neste curso, vamos conhecer os primeiros conceitos para a programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico para realização do curso. Inscrições até 31/12– Conclusão até 31/01/2019.

Lógica de Programação – parte 2
(20 horas). Já sabe pedir e mostrar informações e fazer cálculos nos seus programas? Agora chegou a hora de colocar decisões e deixar os programas mais sofisticados e personalizados. Neste curso, vamos conhecer os operadores lógicos e relacionais, e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática utilizando a ferramenta Portugol Studio. Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Lógica de Programação – parte 3
(20 horas). Vamos desvendar como começar a construir sistemas. Mas para isso, é essencial que você compreenda quatro conceitos: vetores, matrizes, funções e parâmetros. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos. Inscrições até 31/12. Conclusão até 31/01/2019.

Pré-IFRS
Todos com carga horária de 45 horas. Preparação para o processo seletivo do IFRS através de diversos simulados. Dividido em três módulos: candidatos para os cursos Técnicos Integrado / Concomitante ao Ensino Médio; candidatos para os cursos Técnicos Subsequente ao Ensino Médio e candidatos para os cursos Superiores. Inscrições até 30/11. Conclusão até 15/12.