Hora de trocar o filho de escola: como deixar menos impactante?

2015-04-10_190211
Nova escola deve ser trabalhada entre pais e filhos

Motivos fazem os pais optarem por trocarem de escolas, mas cuidados devem ser tomados para não causarem traumas

A família pesquisa muito antes de matricular o filho em uma escola, mas, inevitavelmente, às vezes é preciso trocar de instituição de ensino. Podem ser “n” os motivos, como mudança de endereço, não adaptação, redução de gastos (quando a mensalidade fica muito salgada), até mesmo a falta de adaptação da criança.
Antes de qualquer decisão, os pais devem conversar com professores e coordenadores. Quando a criança não consegue aprender, por exemplo, a escola precisa pensar em intervenções pedagógicas.
Os sinais de que a escola não está adequada variam de acordo com a idade. É normal a partir dos 11 anos as crianças passem a dizer que não querem ir, porque elas passar a ter outros interesses. Às vezes medidas simples como trocar a criança de turma, ou dar um reforço em matemática, resolvem tudo. Também não se deve passar para os filhos a lição de desistir em qualquer dificuldade.

Dicas para a troca

Procurar o mesmo método de ensino
Cada escola trabalha com um tipo de método de ensino. Caso a criança gostava muito do método antigo é viável buscar algo semelhante. Já se a troca vai acontecer por conta da não adaptação ou mau desempenho no colégio anterior, a sugestão é procurar algo diferente e que atenda as reais necessidades da criança.
Menos traumas
Demonstrar segurança e otimismo durante a mudança é essencial para deixar a criança tranquila e menos ansiosa. Por isso, converse com ela e mostre que vocês estão juntos nesta adaptação.
No ambiente
Depois de decidir pela escola ideal para o seu filho, leve-o para conhecer o ambiente antes das aulas começarem. Sabendo onde está a sua sala e os banheiros, por exemplo, a criança se sentirá mais segura e preparada para o primeiro dia de aula.
A primeira semana
Cada criança tem seu tempo. Enquanto umas fazem amizade já no primeiro dia de aula, outras podem demorar um pouco para encontrar um novo amigo. Por isso, vale acompanhar de perto a primeira semana do seu filho na nova escola.
Antigas amizades
Além de dizer para o seu filho estar aberto às novas amizades, é fundamental manter contato com os colegas da antiga escola.