Grupo de Skate Downhill, de Bento, Xurupitas Team, continua treinos para novos campeonatos

2015-04-10_190211

Integrantes do grupo denominado Xurupitas Team já participaram de diversos campeonatos, incluindo competições brasileiras e até mundiais

Skate Downhill é uma modalidade de esporte, no qual o objetivo é descer ladeiras o mais rápido possível, como também é chamado de ‘’a fórmula 1 do skate’’. Em Bento Gonçalves existe o grupo ‘Xurupitas Team’ que é formado por aproximadamente 20 atletas.

Em 2012 foi realizado um campeonato na cidade, em que os skatistas desciam as ruas e ladeiras do centro de Bento. E também, no ano de 2019 houve um treino aberto ao público, que contou com a presença de inúmeros participantes e pessoas prestigiando-os. Ambos eventos contaram com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Ab Skate (Associação Bento-gonçalvense de Skate).
O grupo está sempre presente nos campeonatos de Skate Downhill, já tendo marcado presença nos campeonatos regionais, sul-americanos, brasileiros e até mundiais. Um dos campeonatos que os Xurupitas já participaram foi na cidade de Teotônia/RS, que é o lugar que possui a ladeira mais rápida do mundo. Lá os atletas já atingiram a marca, em média, de 100 km/h.

Como começou
O grupo teve início por volta do ano de 2010/2011, com a união de amigos que se encontravam pra praticar o esporte. O nome se deu por uma brincadeira feita entre eles, e acabou se tornando definitivo.

Prática do Skate Downhill
Como a cidade e região não possui um local adequado para a prática do esporte, o grupo sempre procura andar em estradas do interior, que tenha pouco movimento e que tenha inclinações e curvas, para que consigam atingir o objetivo do esporte (que é alcançar o máximo de velocidade). Mas, semanalmente é feito treinos em alguns loteamentos da cidade, para aprimorar a técnica de cada um.

Segurança
A segurança está sempre presente com cada atleta, pois todos usam um macacão que é específico do esporte, feito de couro e que possui proteções nos joelhos e cotovelos. Todos usam luvas de couro e capacetes fechados para maior proteção.
A segurança feita nas ladeiras é realizada por meio de rádios comunicadores, em que os atletas, inclusive, podem se comunicar no momento que estão descendo as ladeiras, pois utilizam fones de ouvido.
Em lugares que os moradores apoiam o esporte e prezam a segurança de todos, é feito o bloqueio das vias, para garantir e evitar ainda mais algum acidente que possa ocorrer, caso algum veículo invada a pista que os skatistas estejam descendo.

O grupo segue treinando para futuros campeonatos, considerando que devido a pandemia da Covid-19 não há nenhum evento marcado.

Para saber mais, o instagram é: ‘’@xurupitasteam’’.