Greve tem baixa adesão de sindicatos em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
Os protestos desta sexta não compreendem apenas grupos sindicais, mas também, o setor da educação

Stimmme e Sitracom confirmam presença em movimento nesta sexta-feira, na Via del Vino, que este ano terá a adesão do IFRS

A greve geral desta sexta-feira, 30, além de ser estimulada por uma posição contrária às atuais propostas da reformas trabalhista e previdenciária, reivindica novas eleições presidenciais ainda em 2017, reforma política e mais direitos sociais. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom-BG) e o Sindicato dos Trabalhadores Ind Metalúrgicas de Bento Gonçalves (Stimmme) aderiram ao movimento. Os grupos se reúnem a partir das 14 horas na Via del Vino, em frente a prefeitura. O movimento deve seguir até às 17 horas.
De acordo com o vice-presidente da Stimmme, Deoclides dos Santos, trabalhadores do sindicato estão em Porto Alegre e Brasília, e nesta sexta-feira, 30, um grupo participa da manifestação na Via del Vino. O sindicato, no entanto, estará funcionando durante o dia. Para Santos, o movimento é legítimo e importante.
“É a luta de todos contra as reformas, os projetos que votam em Brasília para prejudicar os trabalhadores. O problema é que o povo não está se dando conta da gravidade e enfraquece o movimento, mas vamos continuar lutando”, afirma.
Os protestos desta sexta não compreendem apenas grupos sindicais, mas também, setores da educação. A assessoria de comunicação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) confirmou que profissionais do campus estarão presente nas manifestações.
Segundo a assessoria do campus de Bento Gonçalves, a deflagração do movimento grevista deve durar 24 horas, decidida pela categoria em assembleia realizada no dia 20 de junho. De acordo com a direção do campus, o calendário acadêmico não será suspenso e respeitará o direito de cada servidor de aderir ou não ao movimento.
Estão previstas atividades de debate desses temas no período da manhã e um ato público durante esta tarde.
Atualmente o Campus conta com 391 alunos matriculados no ensino médio/técnico, 851 no ensino superior e 50 na pós-graduação, distribuídos em cinco cursos técnicos, dez superiores e duas pós-graduações.

A pauta de reivindicações da greve é a seguinte:
Contra os cortes nos orçamentos dos Institutos Federais e em defesa de educação pública, gratuita e de qualidade;
Contra a reforma da previdência;
Contra a reforma trabalhista;
Contra as terceirizações;
Realização de Auditoria Cidadã da Dívida com participação popular.

O Estado
De acordo com a diretora geral do Sindicato dos Professores do rio Grande do Sul (Cpers), Juçara Borges, não haverá paralização por parte do Estado em Bento Gonçalves, mas segundo ela, a categoria se reúne em Porto Alegre para um ato.
“Vai haver mobilização em Porto Alegre. Aqui na cidade é difícil que aconteça porque estamos com eleições para a direção central e para os núcleos, não havendo tempo para unir a categoria e organizar uma manifestação” , justifica.

Ônibus circula
normalmente
Os ônibus de transporte público de Bento Gonçalves devem operar normalmente nesta sexta-feira, 30. Os rodoviários da cidade não devem aderir ao movimento, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Bento Gonçalves (Sinditrans) da cidade.
Não haverá paralização por paret da categoria em bento Gonçalves. Somso sempre favoráveis a essa situação, porque é a única maneira de tentar se fazer ouvir.

Bancários não aderem à manifestação
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Bento Gonçalves, Valdir Bussolotto, a categoria não adere ao movimento. “Somos sempre favoráveis a essa situação, porque é a única maneira de tentar se fazer ouvir, mas desta vez a categoria resolveu não aderir pelo fato de que na última paralização a manifestação ficou aquém do que esperávamos”, justifica.

Correios anunciam adesão à greve
Os Correios anunciaram que vão aderir a greve geral. O movimento deve atingir trabalhadores das principais cidades do Brasil, porém, não Bento Gonçalves. Segundo o gerente dos Correios da cidade, os trabalhadores da agência de Bento seguirão normalmente com as entregas.

Nota dos Correios
O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul, com sede na rua Buarque de Macedo, nº 325, em Porto Alegre, RS, neste ato representado pelo secretário geral Yuri Monteiro Aguiar, o qual no uso das atribuições legais e estatutárias ,comunica à população, à diretoria da ECT e os trabalhadores integrantes da categoria ecetista, que os trabalhadores reunidos na Assembleia Geral Extraordinária, que realizou-se no auditório da Igreja Pompéia, situada na Rua Barros Cassal, 220, no dia 27 de junho, ficou definido pela adesão À Greve Geral convocada pelas centrais sindicais.

A greve do dia 28 de abril
Uma das maiores greves dos últimos anos aconteceu no dia 28 de abril. O Fórum Sindical de Bento Gonçalves, em ato realizado no centro da cidade, na Via Del Vino reuniu mais de 2,5 mil pessoas. Os manifestantes caminharam pelas ruas centrais. Sob gritos, faixas e cartazes, os sindicalistas mostraram a contrariedade às reforma trabalhista e a reforma da Previdência propostas pelo governo de Michel Temer e a lei de terceirização, sancionada pelo presidente.