Governo Federal estuda acabar com horário de verão no Brasil

2015-04-10_190211
O tema deve ser decidido nas próximas semanas, pois a vigência do horário é entre outubro e fevereiro

O Brasil pode ficar sem o horário de verão. Isso porque uma análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu que essa política não tem muitos efeitos no consumo de eletricidade. A Casa Civil aguarda a posição de Michel Temer.
O tema deve ser decidido nas próximas semanas, porque a vigência do horário é entre outubro e fevereiro. O horário de verão foi criado para economizar energia elétrica enquanto está em vigor.
Mas a nova avaliação é de que os meses em que a maior parte do País adianta o relógio em uma hora já fazem parte dos costumes e da cultura do brasileiro. Por isso, a decisão que vier a ser tomada levará em conta também esse aspecto, além da capacidade de economizar energia.
Entre os técnicos que defendem manter o horário, o argumento é que ele pode ser positivo para setores como comércio e turismo. Isso porque as pessoas têm mais uma hora para consumir. A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão. Disse, ainda, que uma decisão deve sair “em breve”, mas não deu prazo.
O estudo constatou que a “adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica”.
O texto atribui esse resultado à “mudanças no perfil” da sociedade. No passado, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando muitos equipamentos ligados quando é acionada a iluminação noturna.
No entanto, atualmente, muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa já à noite. Além disso, principalmente nas tardes de verão, o uso de equipamentos como o ar-condicionado foi intensificado.

Governo deve fazer enquete nas redes sociais
O governo estuda fazer uma enquete nas redes sociais com a população para definir se entre 15 de outubro e 17 de fevereiro de 2018 vai vigorar o horário de verão. O horário é histórico no Brasil desde 1931 e desde 1985 ele é aplicado todos os anos.
Nos países desenvolvidos, o horário de verão é mais extenso do que aqui. Na Europa, vigora de março a outubro; nos Estados Unidos, México e Canadá, de março a novembro; na Austrália, de outubro a abril; na Nova Zelândia, de setembro a abril.