Governo do Estado libera vacinação contra a Covid-19 para hipertensos leves

2015-04-10_190211
Na segunda-feira (07), será realizada a vacinação das pessoas com 59 anos. Foto: Reprodução

Bento Gonçalves imunizará população geral, de forma escalonada, a partir da próxima semana

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por Estado e municípios, decidiu o destino das 356.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz enviadas ao Rio Grande do Sul na tarde de quarta-feira (2). Somadas às 38.610 vacinas da Pfizer previstas para chegar ainda nesta quinta (3), serão utilizadas para imunização dos hipertensos leves nos grupos prioritários.

A medida veio após relatos das secretárias de saúde de Caxias do Sul e de Passo Fundo sobre mortes de hipertensos não vacinados e dificuldades no avanço da imunização das comorbidades. Até então, somente os hipertensos graves estavam contemplados na imunização do grupo prioritário.

Além desse público, as doses serão utilizadas para deflagrar a vacinação dos trabalhadores da educação. Também serão destinadas para completar a vacinação dos portuários e pessoas com comorbidades, além de avançar na imunização dos deficientes permanentes.

Municípios que conseguirem finalizar a imunização dos grupos das comorbidades e trabalhadores da educação podem avançar na lista de prioridades, com o acréscimo da vacinação por idade da população em geral entre 59 a 18 anos. A distribuição das vacinas AstraZeneca e Pfizer para as 18 coordenadorias regionais de saúde, que encaminham as doses aos municípios, será realizada na sexta-feira (4).

Imunização local
Com o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em Bento Gonçalves, a Secretaria de Saúde (SMS) anunciou a abertura da imunização contra a COVID-19 para a população em geral, a partir da próxima semana, de forma escalonada.

A vacinação será realizada, na próxima semana, também no formato drive-thru. A vacina aplicada será Atrazeneca. Na segunda-feira (07), será realizada a vacinação das pessoas com 59 anos, na terça-feira (08), pessoas com 58 anos e quarta-feira (09), pessoas com 57 anos. A vacina será aplicada na Fundaparque, das 8h às 12h. É necessário levar documento com foto e cadastro preenchido.