Google bloqueou 700 mil apps na Play Store em 2017

2015-04-10_190211

O Google divulgou estatísticas sobre os esforços da empresa para manter loja de aplicativos oficial do sistema de celulares Android, a Play Store, livre de programas problemáticos ou indesejados. Segundo a empresa, 700 mil aplicativos cadastrados na loja foram identificados como ruins e 100 mil desenvolvedores foram banidos por violação das políticas da plataforma.
O Google atribui parte desse resultado ao desenvolvimento de novas tecnologias que conseguem identificar reincidentes e analisar aplicativos usando técnicas de machine learning, na qual um sistema “aprende” a identificar semelhanças entre os programas maliciosos. O número de aplicativos bloqueados aumentou em 70% na comparação com o ano anterior, 2016.
Poucos desses aplicativos chegaram a aparecer na Play Store: segundo o Google, 99% dos aplicativos foram bloqueados ainda durante o processo de aprovação pelos quais os apps têm de passar antes de ficarem on-line na loja.
Não foram informados números precisos sobre os tipos de aplicativos bloqueados. O Google informou, porém, que mais de 250 mil apps foram considerados impróprios por serem “imitadores”, ou seja, por tentarem se passar por outros aplicativos populares. Os usuários podem se confundir ao procurarem instalar um aplicativo famoso e acabar instalando uma imitação.
Não foi divulgado quantos apps foram removidos por conterem malware, apenas que se trata de um volume “pequeno”. Já o número de instalações desses apps caiu em 50% em comparação com 2016 graças ao programa Play Protect.
O Google reconheceu que que “alguns [aplicativos] ainda conseguiram burlar e enganar” as camadas de defesa da Play Store. A empresa disse continuará melhorando seus processos para bloquear os aplicativos e desenvolvedores maliciosos.