Golpe chama o usuário para consultar benefício do PIS/Pasep

2015-04-10_190211

Estão circulando no WhatsApp links que supostamente seriam para consultar o direito ou não de receber o abono do PIS/Pasep. O golpe já foi registrado mais de 200 mil vezes nas últimas 24h. Em Bento Gonçalves ainda não foi registrado nenhum caso, mas há o risco à medida em que o golpe vai se popularizando entre os cibercriminosos, que direciona todos os que caem no golpe para uma página criada por ele na qual gera ganhos financeiros ilegalmente por meio de publicidade.
Ao clicar em um dos links, o usuário acessa uma página na qual há um texto informando que a Caixa Econômica está liberando “PIS salarial para quem trabalhou entre 2005 a 2018 no valor de R$ 1.223,20”.
Golpes como esses ocorrem com frequência. Em 2018, um deles prometia o saque do FGTS e atingiu mais de 70 mil pessoas em 24h. Outro oferecia um plano de saúde gratuito. Já houve inclusive um que prometia a consulta do saldo do FGTS.
Para não cair em ameaças como essa, o usuário das redes deve tomar cuidado e utilizar soluções de segurança no celular e no computador que podem verificar a veracidade dos links.