Ginastas de Bento participam do Torneio Nacional de Ginástica

2015-04-10_190211
Ginastas representaram Bento Gonçalves na competição nacional

Era fevereiro ainda quando a técnica Mônica Ferreira marcou uma reunião com os pais e ginastas da equipe de rendimento da Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense, precisavam decidir se iriam em busca do sonho de levar 10 atletas para a competição mais importante da segunda divisão Brasileira da Ginástica: o Torneio Nacional. Foram então discutidas questões como nível técnico das atletas, que precisariam ser aprovadas antes no Torneio Estadual, que é a competição seletiva para o Nacional, e como arrecadariam fundos para ajudar nas despesas das atletas e técnicas, já que a competição seria realizada na cidade de Santos – SP. Muitas foram as sugestões e ideias, mas a maior vontade de todas era realizar o sonho de competir lado a lado com as melhores equipes de ponta do país, pois no evento estariam presentes as potências como Flamengo, Cegin, Minas Tênis Clube e Grêmio Náutico União.
As dificuldades e barreiras eram iminentes, portanto traçaram estratégias importantes como a contratação da coordenadora e treinadora Lisiane X. Bergue, que tem em seu currículo nada menos que uma campeã Pan Americana, para orientar as ginastas e treinadores visando a melhoria do nível técnico e qualidade das aulas e do espaço onde elas acontecem. Ações como busca de patrocinadores, apresentações e rifas também foram desenvolvidas, tudo para que o sonho de muitos pudesse se tornar realidade.
No dia 04 de agosto, a primeira etapa foi vencida, quando participaram do Torneio Estadual e se classificaram para o Nacional. Um misto de alívio e ansiedade tomou conta de todos. Tinha chegado a tão sonhada hora de viajar para o Nacional. No dia 14 de agosto de 2018, 9 atletas embarcaram para Santos. Após meses de luta, foco, determinação e sofrimentos (como a lesão que também afastou uma de nossas principais atletas e que já havia conquistado o segundo lugar no Nacional Mariane Bernardi Scheeren) chegou a hora da competição.
Carolina E. Giordani Rasador, Laura Zanatta, Beatriz M. Lunelli, Camile Dachery, Patrícia Farina, Thuane Tomkiel, Esther V. Pretto Nishimura, Maria Eduarda Bedin De Bona e Érica Pereira Alves, que obteve a melhor colocação entre as participantes, terminando em 21º lugar na categoria Juvenil Iniciantes, realizaram suas séries com graça e beleza nos quatro aparelhos da Ginástica Artística: salto, paralelas assimétricas, solo e trave, mas o mais importante, encerraram com chave de ouro sua participação num evento de porte Nacional, representando a cidade de Bento Gonçalves e mostraram que só não é campeão no esporte, quem não pratica, pois os benefícios e valores que não só a Ginástica, mas todas as outras modalidades trazem vão muito além das primeiras colocações no pódio. Espírito de equipe, garra, aprender a lidar com as frustrações e limitações e a amizade que só quem passa horas e horas treinando juntas todos os dias sabe que tudo que viveram e aprenderam levarão para toda vida.

 

Competição foi disputada na cidade de Santos