Gestão ambiental é indicada para produtores rurais para evitar riscos

2015-04-10_190211

A gestão ambiental é indicada para produtores agrícolas para evitar riscos de penalização pela fiscalização. Segundo o agrônomo e pesquisador da Embrapa, Luciano Gebler, “na área ambiental, tudo é melhor se for tratado antecipadamente do que posteriormente. É melhor preparar a propriedade do que incorrer em algum problema com a lei”, orientou.
Gebler foi o conferencista da aula inaugural do curso de Agronomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, na quinta-feira (10), na sede do educandário. A aula-palestra teve como tema “Por que nos preocuparmos com a gestão ambiental na propriedade rural?”
A plateia era formada por representantes do poder público, entidades, lideranças, alunos, agrônomos e técnicos agrícolas. O agrônomo salientou a importância da classe ao ser a responsável por estabelecer a comunicação com o agricultor, traduzindo a linguagem técnica para o dia a dia do produtor. “Muitos fazem, ainda hoje, o que o pai e o avô faziam. Por isso nós temos que levar a legislação ambiental a eles, mostrar a importância de conhecer a lei e os códigos, bem como lembra-los de que existem assessorias e entidades especializadas para oferecer o suporte necessário e auxiliar no cumprimento dessas normas que, apesar de antigas, recentemente começaram a ser fiscalizadas”, pontuou.
Segundo Gebler, desempenhar uma gestão ambiental adequada depende da identificação dos riscos derivados de determinada atividade. Neste contexto, situa o agrotóxico, produto com mais de 2 mil princípios ativos em diferentes famílias químicas. “Tenho três ministérios dizendo que é seguro, e eles fizeram testes. Pouca gente domina todo o ciclo dos agrotóxicos. Ele é seguro na forma dispersa e inseguro na forma concentrada”, explicou.
O planejamento pode começar com o próprio produtor fazendo o mapeamento da área – a partir de um croqui, do Cadastro Ambiental Rural ou de softwares como o Google Maps – e descobrindo os pontos de riscos ambientais (ecológicos, sociais e econômicos).