Gengibre com óleo de coco: tratamento contra queda de cabelo

2015-04-10_190211
og:image

O gengibre e o óleo de coco, além de prevenirem a queda, podem fazer o cabelo crescer ainda mais

Os ingredientes são naturais e cheios de benefícios para o cabelo. As “estrelas” da receita são o gengibre e o óleo de coco. Contudo, antes de ensinarmos a receita, é necessário entender as causas da queda de cabelo.

O que causa a perda de cabelos?
Normalmente a queda de cabelo não é um sinal de alerta, pois pode acontecer de forma natural. Segundo dermatologistas, é comum perdermos cerca de 100 fios de cabelo por dia, já que eles possuem um ciclo de crescimento e queda natural. Porém, caso essa quantidade seja ultrapassada, significa que toda a estrutura capilar está danificada e precisa de maiores cuidados. As épocas em que a queda é mais constante são o outono e o inverno, pelo fato de serem os dois períodos mais frios do ano. Com isso, a raiz do cabelo é menos irrigada por sangue e nutrientes.

Porém, quando começar a esquentar, a queda tende a parar. Já no caso de pessoas que fazem muitos tratamentos químicos, como tintura e alisamento, a tendência da queda é referente aos produtos usados nesses tratamentos e a alguns hábitos. O fato é que existem diversas outros fatores que provocam a queda. Entre as possíveis causas, estão: estresse físico e mental; anemia; gravidez; hipotireoidismo; alterações hormonais; excesso de vitamina A ou B; uso de antidepressivos e outros remédios.

Benefícios do gengibre para o cabelo
Esta raiz possui inúmeras propriedades antioxidantes, óleos essenciais e aminoácidos que fortalecem a raiz dos cabelos e estimulam o crescimento capilar.
Os benefícios do gengibre para a saúde são reconhecidos desde a antiguidade. Pelo fato de ser rico em nutrientes essenciais, torna-se um ótimo aliado na saúde articular, digestiva e cardiovascular.
Entretanto, além de ser eficaz para o organismo, esta especiaria tornou-se muito útil como tratamento cosmético. No que se refere à sua capacidade de proteger os cabelos contra a queda, destacam-se os óleos e os antioxidantes que protegem contra o enfraquecimento dos fios, interrompendo o caimento.

Estes nutrientes fortalecem os folículos capilares e estimulam o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, melhorando a oxigenação e aumentando o volume. Já os ácido graxos presentes no gengibre são úteis para combater a secura, o enfraquecimento e a queda excessiva. O gengibre também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas potentes, que reduzem a presença de caspa e alergias.

Benefícios do óleo de coco para o cabelo
O óleo de coco é conhecido por dar maciez e brilho aos cabelos. Além disso, ele age na camada interna dos fios, trazendo outros inúmeros benefícios, tais como: diminuição do frizz e redução das duplas; melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortificando os fios e deixando mais resistentes; possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que melhoram a saúde do couro cabeludo; forma uma camada protetora nos cabelos contra os danos externos, como sol, cloro, poluição e sal; hidrata profundamente os fios, diminuindo o aspecto opaco e quebradiço.

Remédio de gengibre para combater a queda de cabelo
Este simples tratamento deve ser feito no mínimo dia sim e dia não durante um mês, para você começar a sentir seus efeitos.

Ingredientes
1/2 raiz de gengibre; 4 colheres de sopa de óleo de coco. Dica: Caso não tenha óleo de coco, pode substituir pelo azeite de oliva extravirgem ou óleo de amêndoas puro.

Modo de preparo e aplicação
Rale o gengibre e reserve. Coloque o óleo de coco em uma tigela. Obs.: Se não tiver óleo de coco líquido, derreta-o em banho-maria.Depois que colocar o óleo de coco no recipiente, extraia o suco do gengibre ralado, com auxílio de uma peneira, e misture com o óleo de coco. Em seguida, aplique no cabelo seco e deixe agir por 30 minutos. Depois, lave com água morna, shampoo e condicionador. Para potencializar a eficácia do tratamento, faça massagens suaves por 15 minutos no couro cabeludo – com este remédio – e mantenha também uma dieta saudável.