Frutíferas de pequeno porte embelezam a casa e oferecem delícias frescas

2015-04-10_190211

Comuns em fazendas e sítios, espécies de árvores frutíferas se popularizaram no ambiente urbano e são vistas em varandas e quintais nas grandes cidades. Algumas das mais conhecidas são a jabuticabeira, o limoeiro, a pitangueira ou a amoreira.
Mas para tê-las em vaso ou no canteiro é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, se o espaço for estreito, mesmo as espécies menores vão demandar profundidade suficiente para que as raízes se desenvolvam. E para que todas fiquem mais saudáveis e deem mais frutos, o sol é essencial. A Gazeta te dá as dicas de cultivo para diversas variedades, algumas bem incomuns e brasileiras. Aproveite a sombra e saboreie esta fruta fresquinha, direto do pé.

Limoeiro siciliano
Nativa das encostas do mediterrâneo, essa árvore cresce rapidamente e tem estrutura firme. O método mais seguro de reproduzi-la em casa é por meio de mudas. Para que o caule não atinja uma altura superior a três metros, desenvolva-o em um vaso com até cem litros de capacidade. Se a planta estiver sob sol pleno, a rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana, mas sem encharcar o solo. Após dois anos a contar do plantio, nascem as flores e, em seguida, os frutos.

Amoreira
Essa árvore rústica pode ser cultivada no quintal de casa, por meio de mudas. A espécie se adapta a todo tipo de solo, mas é bastante sensível à falta de umidade, necessitando de regas duas vezes por semana. Na sombra, seus galhos crescem em busca de luminosidade e por isso requerem podas frequentes. Em vasos, a amoreira atinge cerca de um metro de altura e gera frutos cerca de um ano e meio após o plantio.

Araçazeiro
Ameaçada de extinção no interior de São Paulo, a espécie pode ser cultivada em casa por meio de sementes ou mudas, mas requer solo úmido e local bem iluminado. Seu fruto, o araçá, lembra a goiaba e tem coloração que varia do amarelo ao vermelho. Tanto a frutificação como as florações se dão entre a primavera e o verão. O inverno é o período em que a planta se recompõe e precisa ser adubada. Em vasos com profundidade de até 50 cm, pode atingir dois metros.

Jabuticabeira
Ornamental, essa árvore dá frutos doces em formato de bolinhas escuras e se desenvolve com mais facilidade em regiões frias, resistindo bem às geadas. Para plantá-la diretamente no solo, considere o porte do exemplar adulto, que pode chegar a dez metros de altura. Em vasos, o crescimento fica limitado a dois metros. No verão, as regas devem ser diárias, para que a terra seja mantida sempre fresca. Apesar de resistente, a jabuticabeira sofre e pode até morrer se mantida em locais sombreados, portanto, deixe-a sob o sol.

Aceroleira
Comum no nordeste brasileiro, essa árvore pode florescer e dar frutos cerca de três vezes ao ano, sob qualquer tipo de clima. No sudeste, as variedades mais cultivadas são olivier e waldy-CATI, mas também existem outras como flor-branca, okinawa e sertaneja. O plantio deve ser feito por meio de mudas e em locais com bastante incidência de raios solares. Em vasos ou canteiros com até 2,25 m², a árvore chega a atingir dois metros de altura.