Frio volta à Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

Após vários dias de chuva forte no Sul do Brasil, uma massa de ar frio e seco de origem polar afastou as instabilidades da maior parte da Região. O ar frio, de forte intensidade para esta época do ano, começou a ingressar pelo oeste do Rio Grande do Sul ainda na noite de sábado. Em cidades como Uruguaiana e Alegrete, o domingo (22) já começou com sol e temperatura baixa, em torno de 8°C. Nas outras áreas do interior gaúcho o amanhecer ainda será com céu nublado, mas ao longo do dia as nuvens diminuem e o sol volta a brilhar.
A segunda-feira amanheceu gelada, com temperaturas abaixo de zero em algumas cidades do sul. Em Urupema (SC) a mínima foi de -2°C. Em São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS) o dia começou com apenas -1°C. Na Campanha, mínima prevista de 3°C em Pinheiro Machado (RS). Dentre as capitais do Sul, mínimas de 9°C em Porto Alegre, 11°C em Curitiba e 12°C em Florianópolis. No norte e leste do Paraná, as instabilidades associadas à recente passagem da frente fria ainda vão manter o céu com muitas nuvens e há condições para chuva fraca, inclusive em Curitiba, onde a máxima não passa dos 16°C. Muitas nuvens, mas sem chuva, no nordeste de Santa Catarina, incluindo Blumenau, Joinville e a Grande Florianópolis.
Na terça-feira (24), o dia ainda começou frio no Sul do Brasil, no entanto, não há mais condições para geada. Mínima prevista de 6°C em Bage (RS), 9°C em Lages (SC) e 10°C em Palmas (PR). Muitas nuvens ainda permanecem entre o leste do Paraná e de Santa Catarina. Nas outras áreas da Região o sol predomina, a temperatura sobe um pouco mais à tarde e só há previsão de chuva no oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e norte do Paraná, mas de forma isolada e passageira. O tempo volta a ficar bastante instável no Sul a partir de quarta-feira (25), com risco de novos temporais na segunda metade da semana.