Fotógrafo amador registra a beleza da eclipse lunar da madrugada desta segunda-feira

2015-04-10_190211
Lua as 03h43 na Serra Gaúcha

O primeiro evento astrofísico aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21), o fenômeno Lua de Sangue, e pode ser visto pelo Brasil inteiro a partir das 00h36. A Lua passou pela sombra da Terra ficando totalmente obscurecida. Totalmente no sentido de cobertura, ou seja, toda sua face visível esteve com uma sobra, mas ainda assim ela pode ser vista.

Como ocorre
o fenômeno
De acordo com o Observatório Nacional, quando toda a Lua está mergulhada na sombra do Sol, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. Isso porque luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra. Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.

Duração
A duração do mergulho da Lua na parte mais escura da sombra da Terra, durou aproximadamente 3 horas e 15 minutos, e o período em que a Lua ficou mais escura foi no intervalo entre 02h41 e 03h43.
O leitor da Gazeta Douglas Camatti, munido de uma lente teleobjetiva, registrou os momentos belíssimos do fenômeno.