Filhos mais calmos e felizes, devemos simplificar o mundo das crianças

2015-04-10_190211
Da mesma forma que você precisa descansar e desacelerar, as crianças também precisam, pois normalmente estão no mesmo nível acelerado que os pais

Hoje em dia as crianças estão experimentando uma fase cheia de escolhas e informações em todos os sentidos. Se seus horários são regulados e você tem excesso de atividades deve saber que está se afastando do seu filho. É hora de manter o controle nesta fase que é primordial: a infância. Simplificar o mundo dos filhos é uma forma de tornar a vida mais feliz e agregar valor as coisas que eles fazem, pois florescem quando tem tempo e espaço, sem interferência de tudo que é considerado demais.
O “demais” que falamos é a respeito desses dias estressantes e estas sobrecargas às crianças, sejam informações em excesso, atividades, escolhas das mais variadas ou um ritmo de vida acelerado. Crianças não devem ter estresses desnecessários, seja em casa ou em sala de aula, sendo assim, devemos simplificar a rotina e suas atividades diárias, não exceder a quantidade de brinquedos e bagunças, fazendo com que as crianças superestimuladas tornem-se menos argumentativas e sem os padrões ou tecnologias estabelecidos como “obrigatórios” na sociedade atual.
Ou seja, o lado positivo desta simplificação é a abertura do espaço para o conhecimento, para o crescimento pessoal, para a criatividade e para um relaxamento das crianças como um descanso. Muitas questões do comportamento infantil nos dias de hoje são resultado de uma vida corrida.
Crianças americanas estão experimentando essa sobrecarga de informações, onde, ao abordar a criação deles usando a simplicidade como estrutura e não a vida corrida, os pais conseguem crianças mais felizes e bem-sucedidas, além de reduzir o estresse diário de toda a família. Crianças precisam de tempo, brincadeiras e interação-social, antes que aprendam apenas que devem escolher algo. Coisas feitas em excesso não dão tempo suficiente para questionamentos, apenas escolhas, você foca em uma coisa e tem que fazer aquilo e pronto. Diminuindo a margem de escolha da criança, até mesmo pela quantidade de brinquedos, por exemplo, conseguimos aumentar a atenção e capacidade de brincar sem “restrições”, pois não está sendo restrito o que fazer, mas sim a quantidade necessária de objetos para fazer o que quer. Isto é, apenas não dá o direito de escolha e sim de aceitação.
Concentre-se em deixar brinquedos que seus filhos gostem muito, mas que sejam brinquedos que os mantenham entretidos por longos períodos de tempo. Se ele gosta de livros, deixe os mais especiais separados para leitura, assim ele terá interesse em conhecer novos livros. É aconselhável o uso de cadeiras e panos para criar “cabanas” por exemplo, as crianças adoram fingir que moram dentro de outros lugares.
Da mesma forma que você precisa descansar e desacelerar, as crianças também precisam, pois normalmente estão no mesmo nível acelerado que os pais. Defina limites de tempo para seus filhos, determinar a hora de brincar, de fazer os temas e o horário para ver televisão, por exemplo. Assim ele não vai se distrair tanto e aprende a valorizar os momentos.