Fertilizante “inteligente” desenvolvido por russos

2015-04-10_190211

Um novo “fertilizante inteligente”, que combina adubo tradicional com um polímero biodegradável, está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Sibéria, em parceria com o centro científico KSC da Sucursal Siberiana da Academia Russa de Ciências (SB RAS). Os pesquisadores publicaram o estudo no Journal of Agricultural and Food Chemistry, com o objetivo de desacelerar o processo de decomposição e liberação de nutrientes no solo.
O adubo inteligente libera nitrogênio de maneira gradual, através da interação com a microflora do solo. Para criar essa tecnologia, os pesquisadores usaram um polímero biodegradável chamado poli-3-hidroxibutirato. O pó do biopolímero foi misturado com farinha de madeira e nitrato de amônio. A massa resultante foi pressionada em comprimidos e utilizada nas experiências com trigo.
Os melhores resultados foram alcançados com fertilizantes embalados em proteção dupla. Neste caso, devido à lenta decomposição do polímero, o adubo em comprimidos foi fornecido ao solo com taxas relativamente estáveis durante dois meses.