Feridas causadas por arranhões de gatos infeccionam mais de 50% das vezes

2015-04-10_190211

Que os gatos são animais domésticos de fofura e graça incomparáveis, quase ninguém duvida. Quem opta pela companhia um felino, porém, muitas vezes esquece que eles também são responsáveis por episódios de agressão (quase sempre atribuídos aos cachorros), com destaque para a arranhadura. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelam que as feridas causadas por gatos infectam-se em mais de 50% das vezes. Saiba um pouco mais sobre as consequências de um arranhão:
A infecção bacteriana é transmitida para gatos por meio das pulgas e depois se espalha entre os seres humanos através de arranhões, mordidas ou ao permitir que um gato lamba uma ferida aberta. Esse contato pode oferecer complicações graves, como problemas para o coração e cérebro, quando não são tratadas. Efeitos como dor de cabeça, febre e inchaço dos gânglios linfáticos, dor de garganta, perda de apetite e de peso, fadiga e mal-estar também podem ser sintomas da doença.

A doença
A Doença da Arranhadura do Gato (DAG), também conhecida como Febre da Arranhadura do Gato ou Doença de Teeny, é causada pela bactéria Bartonella henselae. A maneira mais precisa de identificar a doença, é através de um exame de sangue. Caso o paciente seja diagnosticado com a doença, é preciso realizar um tratamento com antibióticos como Amoxicilina, Cefitriaxona, Clindamicina, que eliminam as bactérias.
A maioria das pessoas que sofre da doença da arranhadura do gato se recupera em poucas semanas após o início do tratamento. No entanto, para aqueles com sistemas imunológicos comprometidos – como pacientes com HIV – a doença da arranhadura do gato pode levar a complicações graves, como a Encefalopatia e Neuroretinite. Por esse motivo, pode ser necessário que estes pacientes fiquem internados para o tratamento.