Facebook segue Instagram e vai esconder a contagem de curtidas nas postagens

2015-04-10_190211

As redes sociais estão preocupadas com o clima de competição entre os usuários, e seguindo os passos do Instagram, o Facebook já iniciou os testes para ocultar as curtidas em sua rede.
Ainda não foi divulgada a data de término dos likes e ao que tudo indica, o Facebook não acabará com os likes, mas vai adotar um mecanismo semelhante ao utilizado pelo Instagram, que esconde as curtidas para todos, menos para o usuário. A lista de pessoas que curtiram/reagiram continuará acessível, mas a quantidade ficará escondida.
A expectativa é que a remoção da contagem de likes ajude a reduzir a ansiedade dos usuários em relação à popularidade das publicações. Com a medida, o Facebook quer evitar que as pessoas se comparem de forma depreciativa, tomando como base o número de curtidas.
A programação para o início dos testes ainda não foi divulgada, mas a liberação deve ser gradual, avaliando o impacto no uso da plataforma e, principalmente, na receita gerada por anúncios.
Em julho, o Instagram iniciou, no Brasil, os testes de ocultação do número de curtidas em fotos e vídeos. Os resultados do experimento, que já vinha sendo aplicado no Canadá desde maio, ainda não foram revelados pela companhia. No entanto, o interesse em expandir a medida para o Facebook pode indicar que a ação surtiu efeitos positivos.