Expobento e Fenavinho abrem em clima de confiança

2015-04-10_190211

 

As duas passaram a ser realizadas em conjunto em 2019 e esperam  atrair 250 mil pessoas até o dia 19 de junho

 

Depois de dois anos de hiato por causa da pandemia, abriu nesta quinta-feira, dia 9, somente para autoridades e convidados, 30ª ExpoBento e da 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) . Serão 11 dias de intensa programação, com mais de 450 expositores com um mix diverso, além de mais de 120 atrações artísticas e culturais nos três palcos da feira.
Shows especiais, no Pavilhão E, comemorativos a 30ª edição da ExpoBento, além dos projetos temáticos como o E-S ExpoBento na Mesa, entre outros tantos.
A Vila Típica, já conceituada com o melhor da enogastronomia é uma atração à parte propiciando vivenciar bons momento entre amigos, já que é tempo de reencontro e de celebração. A Expobento e Fenavinho por si só geram negócios, tributos, movimentando a economia, fomentando a criação de postos de emprego e, sem dúvida, colocando Bento Gonçalves na vitrine nacional como destino turístico.
Em seu pronunciamento de boas vindas na abertura , Marijane Paese , Presidente do CIC, que é promotora da Expobento e Fenavinho destacou que não se está apenas celebrando sua 30ª edição da Expobento. “Está acenando seu ingresso em um novo futuro, com uma proposta atualizada, aberta para novas tendências, novas oportunidades, novos públicos. E com o mesmo compromisso pela qual é tão relevante para nossa comunidade: promover o desenvolvimento”.
“A Fenavinho, que comemora 55 anos de sua primeira edição – destaca Paese -, mostra e contagia a todos com uma força que estava de certa forma adormecida, e que foi despertada para acender em cada um de nós o orgulho por nossas raízes, nossa cultura, nossos vinhos”.
Segundo Marijane Paese a “Feira e Festa reafirmam o compromisso do CIC-BG com os projetos que geram desenvolvimento com diálogo”.

Diretor da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante, lembrou em seu discurso de abertura, que ninguém estava preparado para estes dois anos de hiato durante a pandemia, quando as feiras tiveram que ser suspensas. Destacou que este período reforçou laços, renovou parcerias e fez com que a Expobento surgisse hoje mais forte, “pois diante das circunstâncias tivemos que reagir, nos reinventamos e inovamos”.
Para o Coordenador do Comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Junior, a 17ª Fenavinho traz consigo uma simbologia ainda mais forte: “ela marca nosso reencontro, a volta do tempo de comemorarmos, de nos divertirmos e sermos felizes juntos. Brindamos com a comunidade e com toda região durante a edição do Vinho Encanado, em fevereiro, na programação do Bento em Vindima. Estivemos reunidos novamente em maio, para a segunda edição do Vinho Encanado deste ano, na Via Del Vino. Fizemos jorrar o vinho das torneiras e a alegria no coração das pessoas. Integramos o interior, mais de 41 comunidades com a programação dos Jogos Coloniais e celebramos nossa história no Desfile Cultural onde levamos o nosso agricultor, nossa base até o centro de Bento Gonçalves”.
“Agora, estamos trazendo todo esse sentimento para a Vila Típica da 17ª Fenavinho durante a 30ª ExpoBento. Reunimos algumas das vinícolas que melhor representam a excelência de nossos vinhos, espumantes e sucos. Trouxemos recortes de nossa gastronomia, de nossa cultura, de nossas tradições e de nossa tecnologia, criamos o cenário perfeito para desfrutarmos momentos de alegria e de celebração” enfatizou o coordenador do Comitê da Fenavinho.
“Vamos brindar ao reencontro! Vamos brindar à superação das dificuldades – que foram muitas, é verdade, mas que ficaram para trás, deixando um legado de aprendizado e, principalmente, consolidando os laços que nos unem e que nos fortalecem”.