Etapas simples para limpar aquário de peixes

2015-04-10_190211
A recomendação é trocar 20% da água, que será suficiente para renovar o oxigênio do tanque

A boa manutenção do aquário é essencial para permitir que os peixes disponham água limpa e oxigênio suficientes para sobreviver. Se a água do aquário estiver cheia de impurezas, como algas e resíduos se deteriorando, o oxigênio será escasso e o seu peixe vai ter dificuldades para respirar e manter-se vivo.
Mas antes de iniciar a limpeza do aquário, é necessário levar em consideração o tipo de peixe que você escolheu e quais os cuidados que ele precisa. As lojas especializadas certamente vão providenciar essas instruções, incluindo conselhos sobre como fazer a limpeza do aquário e com qual frequência fazê-la, de acordo com o número de peixes e tamanho do tanque. Por isso, siga as recomendações do pet shop antes fazer a primeira limpeza do seu aquário.

Troca da água do aquário: cuidados
Quando se trata da limpeza do tanque, a primeira coisa que pensamos é como trocar a água do aquário, mas é necessário alguns cuidados para evitar que mudanças bruscas na temperatura e no PH da água afetem a saúde dos peixes ou causem sua morte.
A recomendação é trocar 20% da água. Isso será suficiente para renovar o oxigênio no tanque. Se a limpeza ficou um pouco atrasada, troque cerca de 25%, mas se não tiver certeza, consulte o pet shop antes de prosseguir com as dicas de limpeza de aquário que listamos a seguir.

Como limpar o aquário do peixe
Faça um teste para ver se o PH da água está correto. As lojas especializadas vendem kits para essa finalidade. Se o PH não estiver suficientemente equilibrado será necessário trocar a água.
Antes de extrair a água, use um raspador de alga para removê-las da superfície.
Em seguida, use um sifão conectado a um balde para retirar a água. Lembre-se de aproximá-lo às pedras para extrair também os resíduos e detritos que se acumulam no fundo do aquário.
Retire por cerca de 20% da água do aquário. Descarte a água no vaso sanitário.
Encha um balde limpo com água tratada e sem cloro. Lembre-se que a temperatura deve estar o mais próxima possível da água do aquário – o choque na temperatura pode causar stress nos peixes.
Use o sifão novamente para colocar a água no aquário gentilmente, e sem espalhar as pedras no fundo, ou mover as plantas e a decoração.
Teste a água novamente e, se necessário, use um neutralizador de substâncias para restabelecer o PH da água.