Estudantes da Embrapa apresentam trabalhos em evento científico

2015-04-10_190211
Foram apresentados 28 trabalhos por graduandos e pós-graduandos

A Embrapa Uva e Vinho realizou, nos dias 26 e 27 de setembro, o 16º Encontro de Iniciação Científica e o 12º Encontro de Pós-Graduandos. Ao todo 28 trabalhos foram apresentados por 20 graduandos e sete pós-graduandos.
O primeiro dia teve início com a palestra “O poder do silêncio: a tecnologia de RNA de interferência chega à agricultura”, mediada pelo engenheiro agrônomo Henrique Marques-Souza, professor e pesquisador do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da UNICAMP. De acordo com o palestrante, o silenciamento gênico é uma ferramenta que interage com a programação natural, onde é possível induzir qualquer célula a acreditar que um determinado gene que ela mesma está produzindo é um vírus, o qual será degradado. Essa tecnologia é uma molécula biológica – sequência de DNA que é específica para cada espécie, logo, além de não ter toxicidade, não afeta outros organismos nem inimigos naturais.
No segundo dia, o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, falou sobre os desafios na carreira de um pesquisador. “Uma palavra que resume o trabalho do pesquisador é “resiliência”, que nada mais é do que a capacidade de suportar pressão e superar as frustrações do trabalho, desde o início da carreira científica”. Ou seja, de acordo com Botton, você trabalha uma hipótese que é rejeitada ao final, longe do resultado esperado.
Ser um profissional resiliente é fundamental para ser um cientista de sucesso. É o que pensa a pesquisadora e coordenadora do evento, Rosemary Hoff. Para ela, os trabalhos mostraram excelência de conteúdo, mostrando o envolvimento dos estudantes e orientadores com os projetos da Embrapa, além da parceria com outras instituições de ensino e pesquisa.
O pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin, considerou o evento um momento propício para a equipe de pesquisa conhecer o trabalho dos colegas e ver o que está sendo desenvolvido na Unidade, além de oferecer espaço aos pesquisadores divulgarem o trabalho desenvolvido pelos estudantes.
Para 2019, a Embrapa Uva e Vinho planeja realizar o evento em parceria com mais instituições de ensino e pesquisa, tanto em Bento Gonçalves como em Vacaria.