Estimulando a criatividade nos pequenos

2015-04-10_190211

Criatividade é algo que pode ser desenvolvido. Para Leo Fraiman, psicoterapeuta e professor, nosso cérebro é uma grande biblioteca: se organizamos as informações que recebemos da melhor maneira, podemos ter mais motivação para criar algo novo, e isso vale para adultos e crianças.
Pensando nisso, o especialista listou dicas certeiras para arejar a mente e preparar a cabeça para se tornar um território de boas ideias. E todas essas atitudes são aplique ao dia a dia do seu filho.
Reserve tempo: “algumas crianças hoje tem agendas mais lotadas que as de alguns adultos. O ócio é importante para que a criança liberte sua imaginação e seja criativa”, diz Fraiman. O horário para fazer nada também precisa estar na agenda!
Incentive as brincadeiras: o brinquedo mais caro nem sempre rende a brincadeira mais divertida. Você já foi criança e sabe que dá para brincar com muito pouco, pois a principal ferramenta para essa deliciosa tarefa é a imaginação. Motive seus filhos a brincarem sem brinquedos, apresentando o seu jogo favorito de infância, por exemplo.
Trabalhe narrativas: separe um tempo todos os dias para contar histórias com seu filho, e isso vai além dos livros. “De noite, antes de dormir, peça para que seu filho conte como foi o dia dele, como uma historinha. Depois, conte como foi o seu. As histórias pessoais também precisam ser contadas”, comenta o psicoterapeuta.
Seja alegre: “a alegria libera uma substância no organismo chamada dopamina que, ao agir no sistema nervoso e no cérebro, nos deixa mais propensos a ter novas ideias, a refletir, a criar. Por outro lado, quando criamos algo bom, ficamos felizes e estabelecendo um ciclo extremamente virtuoso”, explica Fraiman.