Estado desiste da retomada das aulas na próxima semana

2015-04-10_190211

Um novo calendário será apresentado durante a semana pelo Governador

Um novo calendário para a volta às aulas será apresentado pelo Governo do Estado ao longo da semana, segundo o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda. De acordo com o prefeito de Cotiporã, que representa a entidade da Serra, essa proposta deve ser encaminhada ainda nesta semana e vai prever o retorno às atividades escolares no mês de setembro. O encaminhamento foi dado durante reunião na manhã de terça-feira (25), entre prefeitos e Governo do Estado. O encontro teve também a participação do epidemiologista Wanderson Oliveira, ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que apresentou um estudo com impactos da pandemia e reflexos sócio-econômicos e educacionais com a reabertura das escolas em 13 países. O Governador anunciou na live de quinta-feira, 27, a oferta de internet patrocinada, que ocorre por meio de um chamamento público de cadastramento das operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro e graças a uma parceria do governo do Estado, que investe R$ 3,1 milhões, com a Assembleia Legislativa, que aporta mais R$ 5,4 milhões em recursos economizados pelo Parlamento que serão repassadas ao Executivo para aplicar no projeto.

Com o plano especial de internet, que poderá ser utilizado exclusivamente para conteúdos educacionais, será possível que o usuário acesse as plataformas de aula do Google e utilize recursos multimídia, como vídeos, áudios, textos e webconferências, sem pagar por isso. O governo remunerará as operadoras pelo uso de dados voltado ao ensino. O Estado levou à discussão no início do mês um calendário com a volta às aulas a partir da próxima segunda-feira (31). O escalonamento seguiria até 8 de outubro, conforme diferentes níveis de ensino. No entanto, o planejamento foi rejeitado pela maioria dos prefeitos de municípios gaúchos. A associação que representa parte dos municípios da Serra defende que a volta às aulas seja decretada pelo governo, com a alternativa de que os municípios tenham autonomia na definição do modelo, desde que cumpram as normas sanitárias.

Escolas municipais realizam “Drive Thru da Saudade e da Esperança”

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves realizaram uma atividade “Drive Thru” no último sábado, 22. A ação buscou espalhar mensagens de conforto e matar a saudade dos alunos e professores. A EMEF General Rondon, localizada no bairro Barracão, realizou o “Drive Thru da Esperança”. Seguindo os protocolos sanitários, as famílias se aproximavam da frente da escola, onde as professoras os esperavam com música e com placas com mensagens de acolhimento. As crianças receberam uma muda de flor simbolizando a esperança de dias melhores e puderam conversar alguns minutos com suas professoras. Já as famílias receberam uma mensagem impressa da escola. Além disso, as professoras propuseram algumas atividades remotas para serem realizadas com a muda de flor.A EMI Educador Paulo Freire, localizada bairro São Roque, realizou o “Drive Trhu da Saudade”, no mesmo sábado. Como tarefa, solicitada pelo Ensino Remoto, as famílias e as crianças confeccionaram um cartão para a escola e professoras, que foi entregue na passagem de carro pela escola.