Estado define destinação das próximas remessas de vacinas contra a Covid

2015-04-10_190211
Os municípios que alcançarem todas as pessoas dos grupos elencados poderão abrir a campanha de vacinação para as pessoas com comorbidade com 32 anos. Foto: Felipe Dalla Valle

Governo reforça para que gestores municipais não guardem vacinas da Coronavac

As doses da vacina Astrazeneca que chegaram ao Estado, nesta quinta-feira (06), juntamente com a remessa da Pfizer programada para chegar na próxima segunda-feira (10), serão utilizadas para concluir a vacinação de todas as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) do Rio Grande do Sul maiores de 18 anos, todas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) maiores de 18 anos e pessoas com comorbidade de 33 anos ou mais.

Até o momento, já foram entregues aos municípios gaúchos doses suficientes para vacinar todas as pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos e pacientes renais que fazem tratamento por diálise, maiores de 18 anos, além de grávidas e puérperas com alguma comorbidade maiores de 18 anos, pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC de 40 anos ou mais.

Também já se vacinaram com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul os idosos, os trabalhadores de saúde, povos indígenas, quilombolas e ribeirinhas, pessoas com deficiência institucionalizadas e força de salvamento e segurança trabalhando diretamente no combate à pandemia.
Os municípios que alcançarem todas as pessoas dos grupos elencados poderão abrir a campanha de vacinação para as pessoas com comorbidade com 32 anos, e depois com 31, e assim progressivamente.

Astrazeneca
Chegaram ao Estado nesta quinta-feira (6/5) 243.400 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Elas serão entregues às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e aos municípios próximos à capital por via terrestre na tarde de sexta-feira (07).

Pfizer
Está programado o recebimento de 69.030 vacinas da Pfizer/Biontech na próxima segunda-feira (10). Elas serão utilizadas, novamente, apenas em Porto Alegre. Elas ficam na capital por questões de logística e armazenamento, uma vez que devem ser conservadas congeladas em superfreezers.

Coronavac
Há previsão de chegada de mais doses da Coronavac/Butantan, neste final de semana, em quantidade a ser confirmada, que serão utilizadas na integralidade para a aplicação da segunda dose daqueles que receberam a primeira há 28 dias ou mais.