Esportivo enfrenta o Juventude, projetando reta final do Gauchão 2021

2015-04-10_190211
Para a partida de segunda (19), a arbitragem será conduzida por Lucas Guimarães Rechatiko, auxiliado por Jose Eduardo Calza e Luiza Naujorks Reis – o quarto árbitro será Marcello Ignacio Domingues Neto.

Partida marcada para a próxima segunda-feira (19), no Montanha dos Vinhedos, será a penúltima da fase classificatória da competição

Após quase dez dias de treinamentos, o Clube Esportivo encaminha os últimos ajustes para a sequência final e decisiva da fase classificatória do Campeonato Gaúcho 2021. Faltando duas rodadas para o encerramento dessa etapa da competição estadual, os seis pontos que restam prometem ser disputados intensamente. Isso porque a diferença entre o Alviazul e os dois times que estão logo acima na tabela é de apenas um ponto – ou seja, o campeonato segue em aberto.

Para subir dos atuais 8 para 11 pontos e sair da 11ª colocação já na próxima rodada, a missão será vencer o Juventude. Na partida válida pela 10ª rodada, marcada para a próxima segunda-feira (dia 19), às 20h, a equipe comandada por Gustavo Papa buscará inspiração no bom aproveitamento conquistado nos confrontos anteriores. “Tivemos mais uma semana cheia de trabalho, que está sendo importante para nós. Mostramos aos atletas que a equipe vinha em uma evolução e era essencial mantermos esse crescimento. E isso se reflete em campo: aumentamos o número de gols marcados e somamos quatro pontos nos últimos seis disputados”, avalia o treinador.

Nesse período, Papa procurou potencializar as características positivas dos jogadores e mostrar ideias e estratégias de jogo. “Gosto de equipes competitivas, com intensidade alta. Porém, apesar de compactuar com essas formatações, por questão de tempo de trabalho e situação na tabela precisamos analisar o contexto para, assim, buscarmos o melhor formato da equipe – seja para um jogo apoiado, propositivo ou mais reativo”, considera.

Frente ao Juventude, a proposta se dará em torno de um jogo equilibrado, usando o fator Montanha dos Vinhedos a favor da equipe. “O foco estará em nosso desempenho positivo, pois de nada adianta torcermos pelos resultados paralelos e não fazermos a nossa parte. O Juventude tem jogadores de alto nível, é um clube de série A e, apesar de não estar vivendo o melhor momento, é um grande adversário. Será um embate muito difícil, mas dentro de casa precisamos buscar um resultado favorável”, pontua.

Para o jogo, o técnico terá todos os atletas que vêm sendo relacionados nas últimas rodadas à disposição. Ainda com data a confirmar por parte da FGF, a partida que encerra a participação alviazul na edição 2021 do Gauchão será diante do Internacional, em Porto Alegre.

Curiosidades do confronto

O Juventude é o clube que mais enfrentou o Esportivo na história. Em 163 jogos, foram 30 vitórias alviazuis, 64 empates e 69 derrotas – contabilizando 201 gols pró e 276 contra (os dados constam no Almanaque do Esportivo). No confronto mais recente entre as equipes, o time de Bento Gonçalves venceu pelo placar de 3 a 2 no estádio Alfredo Jaconi, em partida válida pela última rodada da fase classificatória da Taça Francisco Novelletto Neto, no Gauchão 2020. O resultado deu ao clube o título de Campeão do Interior e a vaga na semifinal do torneio.