Escultor bento-gonçalvense estreia exposição nesta sexta-feira

2015-04-10_190211
Klima produziu peças em pedra basalto, madeira, granito e mármore traduzidos num estilo próprio, onde da espontaneidade primitiva da arte, cria formas exuberantes

O artista plástico Sílvio Henrique Klima lança a segunda exposição individual na Casa das Artes. Intitulada “Matronas”, a produção começa a ser exposta nesta sexta-feira, dia 7, às 19h30.
A exposição com curvas de torsos femininos evoca as senhoras de status elevado ou de grande moralidade, nos tempos históricos do Império Romano. Elas eram responsáveis pela manutenção da casa e da educação moral das crianças, sendo muito respeitadas no meio sociocultural e na vida pública. Deste conceito, Klima produziu peças em pedra basalto, madeira, granito e mármore traduzidos num estilo próprio, onde da espontaneidade primitiva da arte, cria formas exuberantes.
Klima, descendente de italianos e alemães, é natural de Bento Gonçalves. Nasceu no ano de 1972 e sempre viveu no Bairro Vila Nova. Desde criança teve seu primeiro contato com a produção de esculturas por meio do atelier do consagrado escultor Bez Batti, instalado no mesmo bairro.
O desejo de se tornar um escultor permaneceu latente até que, em 2012, iniciou a criação de suas primeiras obras. Klima é amigo particular do escultor Gotto, que também reside no bairro Vila Nova. Com ele aprendeu o uso correto das ferramentas e algumas técnicas de escultura em pedra. Em 2014 trabalhou como auxiliar de escultores no Simpósio Internacional de Esculturas realizado em Bento Gonçalves. Para Klima, esta participação foi um divisor de águas. Teve a oportunidade de trabalhar lado a lado com o escultor Sestilho Burattini.
A partir do momento em que suas esculturas começaram a fazer parte da vida das pessoas, Klima sentiu a necessidade de mostrar oficialmente o seu trabalho. Em 2017 realiza sua primeira exposição individual num espaço público na Casa das Artes.