Escola Ulysses de Gasperi promove ações para combater violência

2015-04-10_190211
Os Círculos de Construção de Paz atuam na prevenção de violência, com o intuito de estabelecer diálogo/sensibilização, fortalecimento de vínculos e construção do senso de comunidade

A Escola Municipal Ulysses Leonel de Gasperi, localizada no bairro Municipal, implantou há cerca de três anos um projeto especial que visa buscar um novo jeito de resolver conflitos e responsabilizar os envolvidos através da organização de Círculos de Construção de Paz. Com isso, os alunos entre 10 e 15 anos passam a ter acesso aos círculos com a possibilidade de aprimorar a escuta sensível e profunda e a possibilidade de se manifestarem.
Os Círculos de Construção de Paz podem ser não-conflitivos, ou seja, atuam na prevenção de violência, com o intuito de estabelecer diálogo/sensibilização, fortalecimento de vínculos e construção do senso de comunidade. Também podem ser de natureza mais complexa, onde já existe um conflito estabelecido e os envolvidos são convidados a conversarem e expor sentimentos e fazer planos futuros, com a responsabilização dos eventuais danos que foram causados.
De acordo com a facilitadora dos Círculos de Construção de Paz e Orientadora e Supervisora da instituição de ensino, Luciane Dutra Ribeiro, cada participante pode contar suas histórias, primando pela verdade, sigilo, empatia e sensibilidade.
“É complexo quantificar o alcance que a participação nos Círculos tem. São momentos que nos relembram de nossa humanidade, onde firmamos o sentimento de pertencimento cada vez maior, pois nós, seres humanos, somos diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes, em nossas fragilidades e também em nossas grandezas”, avalia Luciane.
“Com certeza é uma oportunidade de qualificarmos os espaços de convívio, com mais amor, maior entendimento e respeito. Além de termos a oportunidade de aprimorar nosso jeito de dialogar. É, sem dúvida, uma possibilidade de cura.”, analisa a orientadora.
Já está previsto como Lei Municipal e também como obrigatoriedade na LDBN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a atuação dos educandários pela Cultura de Paz.