Embrapa Uva e Vinho recebe premiação na Assembleia Legislativa do RS

2015-04-10_190211

Na tarde desta segunda-feira, dia 9 de dezembro, pelo segundo ano consecutivo, a Embrapa Uva e Vinho recebeu o Prêmio Folha Verde, na categoria Público Agropecuário, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS).

Em sua 9ª edição, o Prêmio é uma das maiores distinções do Legislativo gaúcho e é concedido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, a pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.
Neste ano, a Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos, estadual e federal, ligados ao setor, selecionou os 12 vencedores a partir de 165 indicações de 27 parlamentares. Entre os homenageados, também está outra unidade da Empresa de pesquisa, a Embrapa Pecuária Sul, localizada em Bagé (RS), na categoria Pecuária.
A escolha da Embrapa Uva e Vinho na categoria Público Agropecuária foi baseada no trabalho científico que a empresa de pesquisa vem desenvolvendo, que segundo o deputado Sérgio Turra, responsável pela indicação, vem dando uma contribuição significativa na vitivinicultura, na pomicultura e em outras fruteiras de clima temperado. “A Embrapa Uva e Vinho está cumprindo o seu papel social de prover tecnologias e alternativas para os pequenos, médios e grandes produtores brasileiros”, salientou Turra.

Entre os destaques citados pelo deputado estão as cultivares de uvas de mesa sem sementes e para a elaboração de sucos e vinhos, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, e tecnologias que representam alternativas para os produtores, como o suco de uva e o vinho de mesa, que são fontes de renda importantes para as pequenas propriedades vitícolas, tipicamente familiares. Para José Fernando da Silva Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, “o prêmio representa o reconhecimento do trabalho, que há 44 anos a Embrapa Uva e Vinho vem desenvolvendo em absoluta sintonia com as demandas do setor produtivo, na dimensão das suas diferentes características e protagonismos no âmbito da cadeia produtiva”.
A solenidade acontece a partir das 16h, no Teatro Dante Barone, e irá reunir premiados, comissão julgadora, autoridades e convidados.