Embrapa Uva e Vinho participa da Expoagro

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211
Floresta será tema da Expoagro Afubra 2017

Evento começa hoje e segue com atividades até a próxima quinta-feira, 23

A Embrapa Uva e Vinho estará participando da 17ª edição da Expoagro Afubra. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar começa nesta terça-feira, 21 e segue até a próxima quinta-feira, 23, no Parque de Exposições, situado na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo/RS. Com o objetivo de satisfazer às exigências do mercado, a Expoagro Afubra busca trazer sempre as últimas novidades lançadas no mercado buscando incrementar a produção familiar.
A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) também participa da Expoagro Afubra 2017, apresentando informações e parcelas demonstrativas de alternativas de cultivo aos agricultores da região de Rio Pardo,RS. Nesta edição em que o tema principal são as Florestas é apresentado o manejo do Sistema Agroflorestal (SAF’S), com enfoque na produção de alimentos e manejo das espécies vegetais, com alocação no Parque da AFUBRA de um pomar agroflorestal, implantado no ano passado, com espécies nativas. O intuito é estimular famílias agricultoras a adotarem estas técnicas de cultivo. O espaço converteu pomares de laranjeiras e bananeiras em SAF’S.
Estão em amostra também 22 hortaliças diferentes, entre elas: pimentas, tomates, abóboras, batatas-doce, temperos, alfaces. Para eficiência na produção de hortaliças é feita durante a feira uma prática do uso de húmus líquido em canteiros, com o cultivo de hortaliças, em diferentes aplicações, ou não, de concentração de fertilizantes.

Quintal de frutas orgânicas
Em 2012 foi implantado um quintal demonstrativo no Parque da Afubra, com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental de públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social, econômico e alimentar, principalmente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas e alunos de escolas rurais e urbanas. Ao sustentar os princípios da produção de base ecológica,cada quintal é composto por 35 alimentos. De 2004 a 2016, foram implantados 2.067 Quintais em 198 municípios do Sul do Brasil e do Uruguai, atingindo mais de 60.000 beneficiários diretos.
Ainda, na área de fruticultura são apresentados os maracujás BRS Sol do Cerrado, BRS Pérola do Cerrado, BRS Rubi do Cerrado, BRS Gigante Amarelo, os pêssegos de mesa – BRS Rubimel, BRS Kampai, e os lançamentos recentes dos pessegueiros BRS RubraMoore e BRS Citrino. Há uma área destinada à produção de morangos fora de solo, uma mini planta de formação de quintais orgânicos, o cultivo de uvas para mesa, com a possibilidade de degustação de sucos da amora-preta BRS Xingu e da fruta in natura.
Apresentar uvas destinadas ao consumo in natura e outras que possam ser processadas para elaboração de sucos, vinhos e geleias é o foco do vinhedo demonstrativo de três anos da Embrapa o, mantido em parceria com a Afubra. Neste ano, a partir de técnicas específicas de manejo, especialmente a repoda realizada no final da primavera, os visitantes poderão ver alguns cachos de Niágara rosada e ‘BRS Carmem’ ainda em produção, isso pelo fato da dupla poda atrasar a época de colheita, mesmo na região do Vale do Rio Pardo, que é uma das mais quentes e precoces na produção de uva do estado do Rio Grande do Sul. Quem visitar o vinhedo, vai se deparar com uvas para mesa: Niágara rosada, ‘BRS Vitória’, ‘BRS Isis’ e para processamento: ‘BRS Magna’, Isabel precoce, ‘BRS Carmem’ e ‘BRS Violeta.

Leite e forrageiras
Durante a feira está em exposição um plantel da raça leiteira Jersey e opções de novas cultivares de leguminosas e gramíneas forrageiras. Para contribuir com o planejamento forrageiro na pecuária de corte e de leite é possível ver de perto as cultivares de trevo-branco BRS URS Entrevero, de cornichão URS BRS Posteiro e de trevo-vesiculoso BRS Piquete. Também durante a feira, os visitantes poderão conhecer mais detalhes da cultivar de capim-sudão BRS Estribo.

Clínica Fitossanitária
Durante o período da feira, entre os dias 21 e 23 de março, a Unidade de pesquisas vai disponibilizar o atendimento do serviço da Clínica Fitossanitária. Serão realizadas a identificação das principais doenças em áreas de culturas instaladas no Parque. A equipe de pesquisa em fitossanidade da Embrapa prestará o serviço. Além disso, será montada uma mesa demonstrativa com as principais doenças que acometecem as culturas representadas na AFUBRA.

Feira de Sementes Crioulas
Outra atividade que tem data marcada é o lançamento e divulgação da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares de Canguçu, no dia 22 de março, no Parque da AFUBRA. A Embrapa é co-promotora deste evento que tradicionalmente ocorre em outubro. Na sua oitava edição, a feira possibilita a perpetuação dessa prática, além da formação de grupos de guardiões, guardiões mirins e também do troca-troca de sementes.
O espaço da Embrapa é totalmente interativo com a Emater/RS-Ascar, e vai dar oportunidade dos agricultores também se aproximarem da avicultura colonial, através da exposição das poedeiras BRS 051, das alternativas no manejo produtivo das aves, mostra de equipamentos para classificação de ovos e abate de frangos. E na área da Agronergia, cultivares e manejo de cana-de-açúcar recomendadas para o estado do Rio Grande do Sul são formas de opções oferecidas aos agricultores como forma de diversificação da propriedade rural.

Destaque: Cultivar de feijão BRS Intrépido
A nova cultivar de feijão, BRS Intrépido, será apresentada em uma área de 1/4 de hectare na AFUBRA. Neste ano, a cultivar passa por multiplicação de sementes e se estabelece no mercado até 2018. É uma cultivar de grão preto, possui uma produtividade elevada e uma estabilidade de produção, além de demonstrar uma boa resistência às doenças. Foi testada nos estados da região Sul do país. Tem excelente qualidade culinária. O seu plantio se dá na safra (cultura das águas) e na safrinha (cultura da seca). Os seus desempenhos de produção possuem médias que variam entre 3,400 k/ha e 2,400k/ha. É um resultado de trabalho conjunto entre a Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF).