Embrapa desenvolve fertilizante de baixo custo

2015-04-10_190211

A Embrapa Instrumentação de São Paulo desenvolveu um hidrogel fertilizante de baixo custo e benéfico ao meio-ambiente.
O produto é um pó, com textura e cor semelhantes à canela, e assim mesmo pode ser ditribuído no solo. Quando em contato com a chuva ou irrigação, o fertilizante absorve água em até mil vezes o seu peso e a libera com o nutrientes para a plantação.
Com uma única aplicação, os nutrientes podem ser liberados por até oito dias. De acordo com o pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, o baixo custo fica por conta da menor aplicação de fertilizante, e o valor de produção inferior aos hidrogeis convencionais.
“Também, ao invés de usar material sintético importado, são usados polissacarídeos, da celulose, que é uma fonte renovável, além de argila, minerais, e outros conteúdos que temos no país. É uma produção nacional e com pouco impacto ao meio-ambiente”, explica.
Os ensaios da pesquisa estão sendo realizados na Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal com plantações de tomate e pimentão, mas o objetivo é que o fertilizante seja apto para qualquer cultura. “Em princípio ele pode ser usado a qualquer cultura.
Vamos ainda otimizar a formulação para ter uma liberação mais prolongada”, conta. Mattoso acredita que os produtores de Bento Gonçalves e região poderão usar o fertilizante para as culturas locais.
Com resultados promissores, o plano é encontrar uma empresa que se interesse pela comercialização do fertilizante e que ajude a finalizar a pesquisa, para a produção em alta escala.