Embrapa apresenta Irrigador Solar mais funcional

2015-04-10_190211
A solução tecnológica por gotejamento e dedicada aos usuários urbanos e de áreas rurais despertou o interesse de uma empresa privada de São Carlos

Uma versão mais prática do Irrigador Solar automático, mas com as mesmas funcionalidades de versões anteriores é a novidade que a Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) apresentou na 25ª Hortitec, na última semana, em São Paulo. Três anos depois da primeira apresentação, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2015, em São Carlos, o Irrigador Solar entra numa nova fase, passa das versões “do it yourself” ou faça você mesmo, em português, que caracterizaram os primeiros modelos – com quatro recipientes e outros acessórios – para a versão comercial.
O Irrigador Solar atual tem apenas dois recipientes – o reservatório e um frasco de vidro pintado de preto que funciona como uma bomba solar – e com a maioria dos tubos acomodados internamente no irrigador.
A solução tecnológica por gotejamento e dedicada aos usuários urbanos e de áreas rurais despertou o interesse de uma empresa privada são-carlense. “Pensei numa versão, com designer mais funcional e prático, similar a uma peça de decoração que pudesse ficar na varanda de um apartamento ou casa, mas com o papel de não só enfeitar um canto, mas principalmente o de irrigar as plantas”, diz o físico Washington Luiz de Barros Melo, inventor do Irrigador Solar. O pesquisador explica que o princípio de funcionamento da tecnologia é o mesmo das versões anteriores – o ar se expande quando aquecido, como se fosse uma bomba que pressiona a água para a irrigação.