Eleições sindicais rurais – Candidata à reeleição excluída por não conseguir provar que é agricultora

2015-04-10_190211

As duas chapas foram impugnadas pois os candidatos pertencem a bases territoriais que não foram incuídas (atualizadas) no estatuto.  Novos candidatos, somente de Bento Gonçalves,  têm até quarta-feira (07) para apresentar  nomes para concorrer à presidência do Sindicato Rural, no dia 26 de junho

A eleição para o processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais deveria ocorrer nesta sexta-feira (9), entretanto, novamente deverá ser adiada. Isso porque a Comissão Eleitoral da Federação dos Trabalhadores Rurais (FETAG-RS) determinou a exclusão da candidata a reeleição à presidência, Inês Fagherazzi, que pertence à Chapa 1. Além disso, as chapas têm 48 horas para se adequarem às regras determinadas pela FETAG e substituírem os candidatos por associados de Bento Gonçalves. Pelos mesmos motivos, o concorrente da Chapa 2, Onecimo Pauleti, também deverá ser substituído. Portanto não haveria tempo para ocorrer a eleição até a data prevista.
Os municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira foram considerados irregulares para integrarem a base territorial do Sindicato, segundo o Ministério do Trabalho, e a representante da Chapa 1 tinha o talão de produtora emitido através de Pinto Bandeira.
De acordo com a decisão desta segunda-feira (5), a exclusão se deu porque a emissão do talão da ex-candidata perdeu a vigência em abril de 2015, não sendo mais atualizado desde então. Em 9 de maio, Inês emitiu um talão como produtora rural do distrito de São Pedro para poder concorrer, mesmo após a publicação do edital que determinou a exclusão das três cidades da base.
Foi apresentada uma denúncia crime contra a ex-candidata por falsidade ideológica ao Ministério Público do Trabalho, que aguarda parecer da FETAG para tomar a decisão de remeter ao Ministério Público Estadual.
Ainda, a atual diretoria fica no comando do Sindicato até o dia 26 deste mês e as eleições devem acontecer até o final da tarde desse dia, caso contrário, integrantes da FETAG vêm ao município para fecharem o Sindicato. Se isso ocorrer, será eleita uma Junta Governativa que deverá dar andamento às regularizações e fazer as alterações necessárias para a nova eleição, entretanto o prazo para o novo pleito será estendido para até 120 dias.