Imunoterapia oral traz possibilidade de cura para alergias alimentares

2015-04-10_190211
Técnica pode trazer cura para quem sofre com alergia à proteína do leite

A técnica é responsável pela solução de 90% dos casos

Uma ótima notícia pode trazer esperança às pessoas que sofrem com alergias alimentares, como à proteína do leite. E ela vem de Tubarão (SC): na última semana, foi finalizado um procedimento de dessensibilização alimentar de um paciente alérgico ao leite.
A aplicação da técnica (inédita no estado) foi conduzida pelo alergologista e imunologista Gil Bardini Alves, da Clínica Pró-Vida. Segundo o médico, ela foi recentemente aperfeiçoada no Hospital da Universidade de São Paulo (USP) e é responsável pela cura de 90% dos casos de alergia alimentar.
O paciente em questão é Arthur Medeiros Machado, de apenas cinco anos, natural de Gravatal. Foram três meses de tratamento, segundo Dr. Gil, com uma sessão semanal, onde eram administradas doses graduais de leite, incialmente bastante diluído em água, até chegar ao consumo de derivados do mesmo.
O médico afirma que o resultado foi extremamente positivo, uma vez que o menino mal conseguia frequentar a escola em virtude do problema e hoje, está curado e leva uma vida normal.

Entenda como funciona a dessensibilização/imunoterapia oral:

O procedimento abrange de 12 a 15 sessões, onde o paciente recebe doses crescentes de um extrato do agente causador da alergia (leite, no caso de Arthur).

Na primeira etapa, são realizados exames para a pesquisa do histórico clínico a fim de comprovar que o paciente continua alérgico. Uma vez confirmada essa condição, é realizado um teste alérgico cutâneo, que vai informar a quantidade tolerada do alimento em questão.

Essa informação leva à produção do extrato diluído do alérgenos, e a concentração deste vai aumentando até que o paciente suporte a quantidade total.