Desemprego em Bento Gonçalves pode ter quatriplicado durante a pandemia

2015-04-10_190211

De acordo com as consultas feitas pelo CiC, através de 60 escritórios de contabilidade parceiros consultados, durante a pandemia passamos de 2.600 funcionários que foram demitidos.
Também foi constatado que 50% das empresas do município já aderiram a diminuição da jornada de trabalho dos seus colaboradores e que mais de 30 pequenas empresa de vários setores fecharam as suas empresas.  O número de pessoa de Bento que foram contempladas pelo auxílio emergencial salarial foi de 7.500 pessoas, através desse número de pessoas que pediram o auxílio, o CIC calculou que a taxa de desemprego em Bento Gonçalves, que era baixa, na média de 2,4% tenha alcançada casas significativas entre 8 e 9%. Isso significa que quadriplicou a taxa de desemprego no período da pandemia, o que foi um impacto muito negativo para a cidade.

O CIC também acompanha o relatório do Covid-19, e com os dados que recebe da saúde tanto da rede pública quanto privada, conseguiram desenvolver os gráficos da doença, segundo o presidente do CIC, Rogério Capoani, a boa notícia é que se os números seguirem no mesmo padrão, provavelmente na próxima semana ou no máximo na outra já teremos o pico da curva de forma decrescente. O que leva a essa conclusão é que começamos a ter diariamente mais casos de pessoas curadas do que de pessoas contaminadas. Para Rogério,  essa é a demonstração de que a curva do município começou a decrescer, ele acredita que no próximo sábado ou no mais tardar no outro, Bento Gonçalves poderá receber a bandeira amarela no Plano de Distanciamento Social criado pelo Governador Eduardo Leite. Se a região receber a bandeira amarela a flexibilização das atividades da economia, como do comércio e da indústria, e a liberação de diversos outros pontos que estão parados, como as quadras poliesportivas.