Depois de perder filho, mãe usa redes sociais para desmitificar o engasgo

2015-04-10_190211

Lei Lucas prevê que ensino de primeiros socorros seja matéria da grade curricular

Setembro de 2017 foi o mês em que Alessandra Zamora Bettiati sentiu a pior dor que uma mãe pode sentir: perdeu o filho, Lucas, de apenas 10 anos, depois dele se engasgar com uma salsicha em um passeio na escola. Segundo o relato dela, o menino não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada (manobra de Heimlich ou de desengasgo) e morreu por asfixia mecânica. Ao invés de viver uma vida apenas de luto, esta mãe optou por lutar para que não haja mais situações como esta. Ao lado da irmã, Andrea, criou a página no facebook “Vai Lucas”, que conta com mais de 130 mil seguidores. Ali e também no Instagram (@lucasbegallizamora) e no Twitter (@vailucaslei), escreve diariamente sobre o problema.
“Nós, pais, confiamos em deixar nossos filhos em locais que se dizem preparados para recebê-los. Mas há segurança? Pessoal treinado em primeiros socorros e certificadamente capacitado para prestá-los? As crianças são supervisionadas de perto por um adulto durante todo o tempo? Qual a proporção entre adultos e crianças? Por que no Brasil os primeiros socorros são tão subestimados se eles podem salvar a vida de uma pessoa?”, indaga Alessandra, na página.
De acordo com ela, é preciso conscientizar da importância desse tema, refletir sobre ele e buscar o aprendizado que é tão necessário. “Escolas, creches, berçários, excursões, parques, clubes, academias de ginastica, peruas escolares, buffets infantis têm que estar 100% preparados para garantir a segurança das crianças que estão sob sua responsabilidade. Com criança todo cuidado é pouco e a atenção tem que ser redobrada porque em um piscar de olhos se perde uma vida, como foi o caso do nosso menino”, completa a mãe.

Lei Lucas
A família de Lucas busca concretizar o projeto Lei Lucas, que prevê que o ensino de primeiros socorros seja matéria incluída na grade curricular dos alunos e torna indispensável que escolas, creches e berçários, públicos e particulares, proporcionem a capacitação de seus funcionários em prestação de primeiros socorros. Para a alegria de Alessandra e Andrea, nesta semana, a Câmara de Deputados deu início ao andamento ao Projeto de Lei 9648/2018.